Agilidade do resultado em 20 minutos é importante para quem precisa iniciar o tratamento o quanto antes.
O aumento de casos de Covid e Dengue neste final do ano em Londrina também reflete na busca por testes rápidos nas farmácias. A Rede Vale Verde, por exemplo, registrou aumento de 540% por procura por teste de coronavírus só neste mês de dezembro em comparação com novembro. O levantamento ainda aponta aumento expressivo nos casos positivados, com alta de 442%, em comparação com o mês anterior.
A rede londrinense de farmácias também verificou aumento na procura por autotestes de Covid, com um crescimento de 429%, em comparação ao mês passado.
Segundo a coordenadora de serviços clínicos da Vale Verde, Gabriela Tomé, o aumento da procura é maior por uma série de motivos, como festas e eventos de fim de ano e queda no número de vacinados. Por isso, a farmacêutica ressalta a importância do teste para iniciar o isolamento o quanto antes, no caso de positivação.
Londrina é a cidade com maior infestação de dengue no Paraná, acumulado 12% dos casos registrados no Estado Por conta disso, a rede de farmácias verificou também o crescimento do número de testagens de dengue em 12% no mês de dezembro, num comparativo com o mesmo período do mês anterior.
Gabriela Tomé reforça a agilidade do resultado do exame realizado na farmácia, com laudo pronto em 20 minutos. São dois testes que podem ser feitos com resultados mesmo nos primeiros dias dos sintomas da doença.
O teste da dengue custa cerca de R$ 60,00, o teste de Covid na farmácia 79,00 e o autoteste R$ 50,00. A Sesa divulgou nesta terça-feira (20) o último boletim epidemiológico da dengue de 2022. Desde o início do período sazonal da doença, iniciado em 1º de agosto de 2022, o Estado 2.002 casos confirmados, sendo 176 em Londrina. Das três mortes do semestre no Paraná, uma foi em Rolândia.
Fonte: Redação CBN Londrina