Material trás documentos inéditos do Serviços de Inteligência Nacional e Internacional. Pesquisas foram realizadas nos últimos dez anos
Acontece neste sábado (20) o lançamento do livro “Vigilâncias e Silenciamentos Durante a Ditadura Militar Brasileira (1965-1985)”. O evento será às 16h na Olga – A Livraria da Cidade, no centro de Londrina, com a participaram especial de pesquisadores da temática.
O e-book é resultado de uma década de investigação documental realizada por discentes da Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC) da Universidade Estadual de Londrina, a partir de acervos da ditadura militar brasileira. A obra é organizada pelos pesquisadores José Wilson Assis Neves Júnior; Raíssa Regina Brugiato Rodrigues; Aline Salles Pedrazani e Luan Prado Piovani, sob coordenação do professor Fábio Lanza.
De acordo com José Neves Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL, o livro traz contribuições que possibilitam entender os processos de repressão e censura estabelecidos durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Os estudos foram realizados a partir de documentos inéditos produzidos por agências de inteligência durante o período, disponibilizados graças a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011, promulgada durante o governo Dilma Rousseff (PT).
“O e-book conta com contribuições de arquivos provenientes do Sistema Judiciário Brasileiro, do próprio Serviço Nacional de Informações (SNI), que vai trazer luz para essa dinâmica das relações dos Serviços de Inteligência Nacional e Internacional, que é o caso dos Estados Unidos, para problematizar essa relação de vínculo estabelecido entre os dois países no direcionamento das decisões da ditadura militar”, disse o pesquisador.
A obra também abrange outros aspectos, como o problema fundiário brasileiro, a questão dos trabalhadores rurais e a perseguição contra membros da Igreja Católica durante o período de ditadura militar. “Também contamos com uma contribuição interessante do nosso parceiro Américo Freire, da Faculdade Getúlio Vargas, que traça um paralelo entre as semelhanças e divergências do golpe de 1964 e a ascensão de Bolsonaro na realidade política contemporânea”, ressaltou.
Atualmente, o projeto é financiado pela Fundação Araucária e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sob o título de “Os Documentos Inéditos dos Arquivos do SNI (Paraná-BR), do projeto Opening de Arquives e da CIA (EUA)”. A pesquisa conta com a contribuição de especialistas de instituições nacionais e internacionais, como a Faculdade Getúlio Vargas, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Estadual do Paraná, a Universidade Estadual de Campinas, a Brown University dos Estados Unidos, a York University do Canadá e a Universidade da Beira Interior, em Portugal.
“Os parceiros da Faculdade Getúlio Vargas desempenharam um papel essencial na preservação e disponibilização de um dos principais arquivos que subsidia as pesquisas – que são apresentadas nesse e-book e que vem sendo desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa – que é o arquivo de documentos do Serviço Nacional de Informação dos estados do Paraná e Santa Catarina”, afirmou.
O lançamento na livraria contará com as presenças da pesquisadora e professora Dr. Maria José de Rezende (Ciências Sociais UEL), responsável pelo prefácio do livro, e do professor e pesquisador Dr. Grimaldo Carneiro Zachariades, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea Brasileira da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV). O e-book será distribuído gratuitamente.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.