Órgão afirma que até o momento não foi necessário retirar ninguém das áreas de risco e que moradores dessas comunidades receberam treinamento para saber o que fazer em caso de enchente
No comunicado, divulgado na manhã desta segunda-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Jataizinho informou que nas últimas 24 horas o rio Tibagi subiu, aproximadamente, 2 metros acima do seu nível normal. De acordo com Rodolfo Brandão, coordenador do órgão, com o grande volume de chuva acumulado, nos últimos dias, na região dos Campos Gerais, a atenção, principalmente nas áreas de risco, onde ficam muitas chácaras, foi redobrada.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, na tarde desta segunda-feira o Tibagi tinha recuado cerca de 20 centímetros e o cenário era um pouco melhor, mas a situação ainda é de alerta. Ele conta que, recentemente, alguns moradores das áreas de risco participaram de um treinamento sobre o que fazer em caso de enchente.
No caso do Jataizinho, que é afluente do Tibagi e cruza o perímetro urbano da cidade, o nível está aproximadamente 1,5m acima do normal. Segundo Brandão, o rio tem três conjuntos habitacionais próximos, mas até o momento também não foi preciso interditar nenhuma rua ou remover moradores.
O coordenador da Defesa Civil de Jataizinho diz ainda que com a previsão de chuva para os próximos dias em todo o estado, as famílias que vivem nas áreas de risco precisam ficar atentas ao nível do rio.
Rodolfo Brandão explica que o monitoramento do nível das águas do Tibagi e do Jataizinho é feito, pelo menos, duas vezes ao dia, por meio das réguas de medição instaladas nos dois rios e pelos sistemas hidrológicos da Copel e do Simepar.
Fonte: CBN Londrina