A expectativa é de que 10 mil pessoas com 18 anos ou mais tomem a quarta dose do imunizante durante o mutirão.
A Secretaria Municipal de Saúde abriu mais 3.300 vagas para o mutirão de vacinação contra o coronavírus que será realizado no próximo sábado (19). Elas vão ser absorvidas pelos postos de saúde da Vila Nova e da Vila Ricardo, na área central; do conjunto Maria Cecília, na zona norte; e do conjunto Cafezal, na região da cidade, que vão funcionar durante todo o dia para receber os londrinenses. Serão aplicadas quartas doses, ou segundas doses de reforço, em pessoas com 18 anos ou mais de idade que tomaram as terceiras doses há pelo menos quatro meses. A ampliação da faixa-etária foi autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde na última semana, mas, em Londrina, não foi possível liberar a vacina para esse novo público por conta da falta de doses nos estoques. Uma nova remessa com 15 mil unidades chegará ao município nesta quinta-feira (17).
Com a abertura das novas vagas, segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a expectativa é de que 10 mil pessoas tomem a quarta dose na cidade durante o mutirão de sábado.
Machado lembrou que, com a ampliação da faixa-etária, 80 mil pessoas passaram a ter direito às quartas doses no município. Ele disse esperar que todas elas recebam a vacina já nos próximos meses.
O secretário destacou ainda que, a partir da próxima segunda-feira (21), todas as unidades básicas de saúde terão vacinas nos estoques para atender o londrinense que ainda não tomou a quarta dose.
A ampliação da cobertura vacinal chega em boa hora. O reforço é importante para se proteger da subvariante da ômicron, BQ.1, que já tem feito vítimas país afora. Pela previsão dos especialistas, o surgimento da cepa pode gerar uma nova onda de casos da doença. Felippe Machado disse estar em contato constante com a Secretaria Estadual de Saúde pedindo pelo envio de novas doses para a vacinação da população.
O site da prefeitura, para o agendamento da vacinação, é o www.londrina.pr.gov.br.
Fonte: Redação CBN Londrina