Atividade será conduzida presencialmente, em seis encontros, no auditório da PUCPR; conteúdos incluem serviços e procedimentos realizados pela rede municipal de saúde, entre outros temas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, a partir de sexta-feira (1º), o curso “Aperfeiçoamento em Programas Assistenciais de Atenção Primária em Saúde”, voltado a qualificar 140 profissionais de enfermagem da rede municipal. Entre os participantes, estão enfermeiros que foram contratados recentemente através de teste seletivo, assim como servidores em atividade há mais tempo.
Ao todo, serão realizados seis encontros semanais com seis horas de duração cada, conduzidos presencialmente no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Londrina. As atividades são ministradas por 12 enfermeiros da SMS que atuam como coordenadores e gerentes de programas especiais e de Atenção Básica e à Saúde, e os alunos estão divididos em duas turmas – uma matutina e a outra vespertina – com 70 integrantes cada.
Além de apresentar de forma teórica os programas municipais de saúde aos alunos do curso, a capacitação inclui atividades práticas que os participantes devem desenvolver entre as aulas. Os conteúdos abordados incluem a apresentação da equipe da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS); Contexto da Atenção Básica/Portarias/Equipes; Instrumentos Utilizados para Indicadores; Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC); Acolhimento com Classificação de Risco; Fluxograma de Especialidades e Agendamentos; Saúde da Criança, da Mulher e do Adulto, entre outros tópicos.
De acordo com a Gerente de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Alcântara, a SMS recomendou que todos os enfermeiros que se enquadram no público-alvo fizessem o curso, pois essa será a única capacitação do tipo em 2022. “O objetivo dessa atividade é melhorar ainda mais a assistência em saúde oferecida aos usuários, qualificando os profissionais que estão ingressando na rede e, no que diz respeito aos servidores mais antigos, resgatando conteúdos importantes. Isso é especialmente necessário após os dois anos de pandemia, que alteraram significativamente o atendimento”, frisou.
Fonte: Blog Prefeitura de Londrina