Unidades ficam na zona oeste da cidade, que, por conta do calor excessivo e aumento no consumo, tem sofrido com a falta de água desde o início da semana. Nesta quinta, diversos bairros da região e também da zona norte serão afetados.
A Secretaria Municipal de Saúde usou um caminhão-pipa para abastecer de água as caixas das unidades de pronto atendimento (UPAs) dos jardins Sabará e do Sol e também do Pronto Atendimento (PA) do jardim Leonor. Os três locais, que funcionam 24 horas por dia e atendem casos de procura espontânea e de urgência e emergência, ficam na zona oeste da cidade, que, por conta do calor excessivo e o aumento no consumo por parte da população, tem sofrido com a falta de água desde o início da semana. O secretário de Saúde, Felippe Machado, garantiu que, apesar do problema, não chegou a faltar água nas unidades. A utilização do caminhão-pipa, conforme ele, foi um jeito que o município encontrou para antecipar o desabastecimento e, consequentemente, resolvê-lo preventivamente.
Machado adiantou que se chegasse a faltar água nas unidades, o atendimento oferecido à população seria seriamente comprometido.
Para driblar o desabastecimento, a Sanepar criou um esquema de rodízio, com o desligamento de equipamentos, que tem afetado certos bairros da zona oeste de Londrina e do município de Cambé desde terça-feira (9). Entre às 20h desta quarta (10) e às 7h desta quinta-feira (11), por exemplo, o abastecimento foi restringido no Centro de Reservação Maria Lúcia. Por conta disso, os domicílios atendidos pela unidade, localizados nas zonas norte e oeste, ficaram sem água. A expectativa é de que o abastecimento seja normalizado até meio-dia. Os bairros afetados são: Jardim Imagawa, Moradias Cabo Frio, Res. Severo De Rudin Canziani, Jardim Hirata, C.H. Marajoara, Vila Flora, Jardim Maria Luiza, Jd. Nova Olinda, Residencial Anselmo Vedoato, Jardim Barcelona, Jardim Santo André, Jardim Ana Terra, Jardim Santa Madalena, Jardim San Martin, Jardim Noroeste, Jd. Nova Londrina, Jd. Maria Do Carmo, Jardim Santiago, Jardim Atlântico, Portal Do Império, Jardim Savana, C. H. Santiago, C.H. Santiago 2, Jardim São Tomás, Jardim Das Américas, Jardim Império Do Sol, Res. Itamaraty, Jardim Holanda 2, Jardim Coliseu, Jardim Dos Andes, Jardim Costa Do Sol, Jardim Holanda, C.H Garça Real, Jardim Leonor, Cond. Resid. Ana Terra, Parque Industrial Cacique, Pq. Ind. Horácio Sabino, Jardim Rosicler, Parque Industrial Nishi 1 e 2, Jardim Maria Lucia, Res. Santa Rita do 1 ao 7, C.H. Morumbi, Jd. Leste Oeste e Jd. São Francisco de Assis.
O gerente regional da Sanepar, Gil Gameiro, lamentou o problema, mas garantiu que a companhia tem trabalhado da melhor forma possível para minimizar os transtornos à população.
Fonte: CBN Londrina