Entre as iniciativas voltadas para os idosos está o Projeto Envelhecer com Saúde, que reestrutura a Atenção Primária à Saúde (APS) e promove a capacitação dos profissionais
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) capacitou, em 2024, mais de três mil profissionais diretamente envolvidos no cuidado a essa faixa etária. Além dessas capacitações, foram realizados 15 encontros para formar líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, com 375 participantes aprimorando suas habilidades para acompanhar idosos em suas comunidades.
Em outubro mais de 100 mil pessoas idosas se cadastraram no Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI). Essas ações fazem parte do Programa Envelhecer com Saúde no Paraná, que visa qualificar continuamente os profissionais que atuam em Unidades de Saúde e Ambulatórios no estado.
Entre as iniciativas voltadas para os idosos está o Projeto Envelhecer com Saúde, que reestrutura a Atenção Primária à Saúde (APS) e promove a capacitação dos profissionais. Além disso, a Linha de Cuidado à Pessoa Idosa segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foca na prevenção e no manejo da fragilidade dos idosos.
Outro destaque é a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, lançada em 2023, que reúne as principais informações de saúde dessa população, facilitando o atendimento na Rede de Atenção à Saúde. A secretaria também implementa o PlanificaSUS Paraná, que busca melhorar os processos de trabalho das equipes de saúde e os cuidados oferecidos aos usuários do SUS.
Fonte: Paiquerê FM