Relatório do órgão de controle foi enviado ao Ministério Público e da Prefeitura de Londrina
O TC (Tribunal de Contas) do Estado do Paraná encaminhou nesta terça-feira (27) ao Ministério Público e à Prefeitura Municipal de Londrina relatório com 51 páginas sobre a fiscalização feita na obra Trincheira entre as Avenida Rio Branco com Avenida Leste Oeste
A trincheira deveria ficar pronta em janeiro de 2023 e tem novo prazo firmado em aditivo para dezembro deste ano. Foram realizados 5 aditivos sendo quatro referentes a valores e um referente ao prazo.
Já o orçamento inicial de R$ 25,5 milhões já está em R$ 34,8 milhões para concluir todas as intervenções no entorno do futuro viaduto.
O coordenador de Obras Públicas do órgão, o engenheiro Palu Daschevi, informou que foram feitas recomendações de melhoria no atual contrato da obra na Leste Oeste. Segundo ele, os principais pontos são: transparência no SIM (Sistema de Informação Municipal); capacitação dos envolvidos; e execução e fiscalização contratual.
O Tribunal de Contas fez uma ponderação sobre os argumentos como chuvas e pandemia, além da falta de mão de obra que atrasaram o cronograma.
O auditor do órgão diz que a fiscalização será contínua para evitar novos prejuízos.
Embora aponte irregularidades, o TC recomendou ao município a manutenção do contrato com a construtora TCE Engenharia para evitar quebra de contratos e mais lentidão para finalização da obra. Caso a solução da atual administração fosse pela realização de nova licitação, a0 estimava é que seriam necessários, no mínimo, seis meses para licitação e mobilização da empresa vencedora.
Fonte: CBN Londrina