Nos casos mais extremos, chefes mal-humorados rasgam cartas de demissão e assediam os funcionários para forçá-los a ficar
Yuki Watanabe costumava passar 12 horas por dia trabalhando duro no escritório. E isso é considerado um dia curto.
Um dia de trabalho típico das 9 às 9 é o mínimo. “O mais tarde que eu sairia [do escritório] seria às 23h”, disse a jovem de 24 anos, que costumava trabalhar para algumas das maiores empresas de telecomunicações e pagamento eletrônico do Japão .
As demandas eram tão intensas que Watanabe — que usou um pseudônimo para falar com a CNN, por medo de prejudicar futuras perspectivas de emprego — começou a desenvolver problemas de saúde. Ela tinha “pernas trêmulas e problemas de estômago”.
Ela sabia que tinha que pedir demissão, mas havia um obstáculo: a cultura de trabalho notoriamente hierárquica do Japão.
Pedir para sair do trabalho no horário ou tirar uma folga pode ser complicado o suficiente. Ainda mais complicado é pedir demissão, o que pode ser visto como a forma máxima de desrespeito na quarta maior economia do mundo, onde os trabalhadores tradicionalmente ficam com um empregador por décadas, se não por toda a vida.
Nos casos mais extremos, chefes mal-humorados rasgam cartas de demissão e assediam os funcionários para forçá-los a ficar.
Watanabe estava infeliz em seu emprego anterior, dizendo que seu antigo supervisor frequentemente a ignorava, fazendo-a se sentir mal. Mas ela não ousou pedir demissão.
“Eu não queria que meu ex-empregador negasse minha demissão e me mantivesse trabalhando por mais tempo”, ela disse à CNN durante uma entrevista recente.
Mas ela encontrou uma maneira de acabar com o impasse. Ela recorreu à Momuri, uma agência de demissão que ajuda funcionários tímidos a deixar seus chefes intimidadores.
Pelo preço de um jantar chique, muitos trabalhadores japoneses contratam essas empresas de representação para ajudá-los a pedir demissão sem estresse.
A indústria existia antes da Covid. Mas sua popularidade cresceu após a pandemia, depois que anos de trabalho em casa levaram até mesmo alguns dos trabalhadores mais leais do Japão a refletir sobre suas carreiras, de acordo com especialistas em recursos humanos.
Não há uma contagem oficial sobre o número de agências de demissão que surgiram no país, mas os responsáveis por elas podem testemunhar o aumento na demanda.
“Não consigo mais fazer isso”
Shiori Kawamata, gerente de operações da Momuri, disse que somente no ano passado eles receberam até 11.000 consultas de clientes.
Localizada em Minato, um dos distritos comerciais mais movimentados de Tóquio, a empresa foi lançada em 2022 com um nome que busca ressoar com sua clientela desamparada – “Momuri” significa “não consigo mais fazer isso” em japonês.
Com um custo de 22.000 ienes (cerca de US$ 150) — ou 12.000 ienes para aqueles que trabalham meio período —, ele promete ajudar os funcionários a apresentarem suas demissões, negociarem com suas empresas e fornecerem recomendações de advogados caso surjam disputas legais.
“Algumas pessoas vêm até nós depois de terem sua carta de demissão rasgada três vezes e os empregadores não as deixam sair, mesmo quando se ajoelham no chão para se curvar”, disse ela, em outra ilustração da cultura deferente no local de trabalho enraizada no Japão.
“Às vezes recebemos ligações de pessoas chorando, nos perguntando se podem deixar seus empregos com base em XYZ. Dizemos a elas que está tudo bem, e que deixar seus empregos é um direito trabalhista”, acrescentou Kawamata.
Alguns trabalhadores reclamam que os chefes os assediavam se eles tentavam pedir demissão, disse ela, inclusive parando em seus apartamentos para tocar a campainha repetidamente e se recusando a sair.
Para outro desistente, o que seria um negócio simples tomou um rumo bizarro. A pessoa foi arrastada para um templo em Kyoto por seu chefe. “[O trabalhador] foi instruído a ir ao templo Onmyoji porque ‘eles estavam amaldiçoados’”, ela disse.
Kawamata disse que as pessoas que fazem o contato geralmente trabalham para pequenas e médias empresas, sendo as do setor alimentício as mais vulneráveis, seguidas pelas de saúde e assistência social.
Morte por excesso de trabalho
O Japão tem uma cultura de excesso de trabalho há muito tempo. Funcionários de vários setores relatam horas punitivas, alta pressão dos supervisores e deferência à empresa. Esses empregadores são amplamente conhecidos como “black firms”.
O professor de recursos humanos Hiroshi Ono, da Escola de Negócios da Universidade Hitotsubashi, em Tóquio, disse que a situação se tornou tão urgente que o governo começou a publicar uma lista de empregadores antiéticos para dificultar sua capacidade de contratação e alertar os candidatos sobre os perigos de trabalhar para eles.
“Existem alguns problemas com… empresas, onde as condições de trabalho são tão ruins, não há segurança psicológica e alguns funcionários podem se sentir ameaçados”, disse ele.
Mais de 370 empresas foram colocadas na lista de agências trabalhistas em todo o país desde que a lista foi publicada em 2017.
O estresse tem se mostrado fatal há décadas, como exemplificado por um fenômeno chamado “karoshi” ou “morte por excesso de trabalho”.
De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, 54 pessoas morreram de problemas cerebrais e cardíacos induzidos pelo trabalho e receberam indenização em 2022, o que na verdade é uma grande queda em relação às 160 registradas duas décadas atrás.
Mas o número de pessoas que entram com pedidos de indenização por estresse mental no trabalho está aumentando, subindo de 341 para 2.683 no mesmo período.
Uma repórter política de 31 anos da emissora nacional NHK morreu em 2017 após sofrer insuficiência cardíaca causada por passar longas horas no trabalho. Ela trabalhou 159 horas extras no mês anterior à sua morte.
Cinco anos depois, um médico de 26 anos de um hospital em Kobe cometeu suicídio após trabalhar mais de 200 horas extras em um único mês.
Hisakazu Kato, professor de economia na Universidade Meiji em Tóquio, disse que o país tem leis trabalhistas para proteger os trabalhadores e garantir que eles tenham liberdade para pedir demissão.
“Mas às vezes a atmosfera no local de trabalho torna difícil dizer isso”, disse ele.
Mudando a cultura do trabalho juvenil
Então por que esses agentes de demissão só surgiram nos últimos anos? Isso, dizem os especialistas, se deve à mudança de abordagem dos jovens em relação ao trabalho.
“Quando uma das partes está infeliz, você pode acabar em um divórcio. Mas, assim como um divórcio, ninguém é 100% perfeito, certo?”, disse Ono, da Hitotsubashi University.
À medida que o país enfrenta uma escassez de mão de obra alimentada pelo rápido envelhecimento da população e pelo declínio das taxas de natalidade, os jovens agora têm mais voz no mercado do que seus antecessores.
Muitos deles não concordam mais com o pensamento das gerações mais velhas de que se deve fazer o que se manda, independentemente da natureza do trabalho, disse Ono, acrescentando que quando há uma incompatibilidade de expectativas, eles não hesitam em pedir demissão.
Mas isso não significa que eles queiram entrar no escritório do chefe e pedir demissão em um momento de glória, preferindo deixar que um terceiro cuide disso.
“Acho que os mais jovens hoje em dia são mais não confrontacionais”, disse o especialista, observando que muitos foram privados de interações sociais no trabalho devido à Covid. Como resultado, os trabalhadores jovens preferem pedir demissão sem ter contato direto com seus chefes.
Mas Ono sugeriu que é sempre bom ter uma discussão e não criar problemas com os empregadores, então ele recomendaria não acessar tais serviços.
Kawamata, de Momuri, concordou um pouco.
“Nós honestamente achamos que nosso serviço de agência de demissão deveria desaparecer da sociedade e esperamos por isso. Achamos que é melhor se as pessoas puderem contar aos seus chefes elas mesmas, mas ouvindo as histórias de horror de nossos clientes, não acho que nosso negócio desaparecerá tão cedo”, ela disse.
Por enquanto, Momuri oferece um desconto de 50% para quem solicitar a demissão pela segunda vez.
Fonte: CNN Brasil