Entre os dias 20 e 22 de agosto, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebe o III Seminário Temático do Práxis Itinerante: Diversidades, Pluralidades e Perspectivas em Debate e o I Simpósio Internacional Práxis Itinerante: Juventudes e Diversidades, dois eventos importantes na promoção da inclusão social.
Organizado pelo projeto de extensão vinculado ao departamento de Ciências Sociais da UEL, Práxis Itinerante, o encontro conta com a participação de pesquisadores, lideranças políticas e sindicais responsáveis por provocar debates sobre juventudes, privatização das escolas públicas no Paraná, conservadorismo, entre outros assuntos.
“Nosso evento vai na direção de outras produções do Práxis Itinerante, que é um projeto de extensão da UEL, desenvolvendo trabalhos há quase uma década. Visamos promover discussões das diversas frentes que trabalhamos, integrando contribuições de pesquisadores internacionais”, explica Ursula Boreal, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL e integrante do projeto.
A programação conta com oficinas de funk, grafite e teatro, palestras, grupos de trabalho para apresentação de pesquisas e atividades culturais. Todo cronograma visa proporcionar trocas de experiências e saberes entre os participantes.
Práxis e o empoderamento juvenil
O projeto Práxis Itinerante tem se destacado por suas contribuições ao empoderamento juvenil e fortalecimento da cidadania. Com uma visão de educação inclusiva e crítica, inspirada nos princípios do educador brasileiro Paulo Freire, que acredita na educação como prática libertária, o grupo valoriza as experiências e os saberes das populações marginalizadas, incentivando os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
“Trabalhamos em várias frentes, com uma equipe de profissionais da Universidade Sem Fronteiras (USF), promovendo oficinas em escolas e um cursinho intensivo. Nosso objetivo é romper com os muros da universidade e transformar teorias em realidade social, instigando o desejo de continuidade nos estudos”, pontua Ursula Boreal.
Além disso, o projeto promove a organização de grupos de estudo em escolas públicas. “Mostramos quais são as possibilidades para esses jovens, especialmente, aqueles em situações de vulnerabilidade, para que possam desenvolver suas comunidades a partir do conhecimento adquirido”, enfatiza a socióloga.
A realização do III Seminário Temático e do I Simpósio Internacional Práxis Itinerante é uma iniciativa do projeto Práxis Itinerante, com o apoio do edital PROEX nº 063/2024, da Universidade Estadual de Londrina, da Fundação Araucária e do governo do estado do Paraná.
Serviço
III Seminário Temático e I Simpósio Internacional Práxis Itinerante
Data: 20 a 22 de agosto
Horário e Local: Evento híbrido, informações disponíveis em @praxisitinerante
Evento gratuito e aberto ao público
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.