Após anunciar que o Lago Igapó II precisaria ser esvaziado para o reparo de um dos vertedouros (estrutura que controla o nível e vazão do lago), medidas provisórias foram tomadas para conter o vazamento, até que uma decisão definitiva seja tomada.
Diferente do informado no sábado, o lago não será esvaziado por enquanto, pois a contenção feita com bags de areia, que pesam mais de 1 tonelada cada, foi eficaz, e o nível do Igapó já subiu mais de 12 centímetros. Apesar disso, o lago ainda está 30 centímetros abaixo do nível normal.
O nível baixo do lago já causou a morte de mexilhões e peixes, gerando mau cheiro na região próxima à borda. Além disso, ainda são visíveis partes do solo do lago que recentemente estavam cobertas de água.
A medida adotada é temporária e visa dar tempo à equipe da Secretaria de Obras para definir como será feito o reparo definitivo. No entanto, ainda não há previsão para o início do conserto.
O tema será discutido ao longo da semana em reuniões técnicas com representantes de outras secretarias da cidade, como a SEMA, responsável pelo meio ambiente, e o projetista dos vertedouros, Costa Branco. O secretário de Obras, Otávio Gomes, justificou o adiamento da medida, explicando que o esvaziamento abrupto do lago causaria não só a morte de animais, mas também a contaminação da lama do fundo. Ele destacou que o trabalho de desassoreamento é mais complexo do que parece.
O esvaziamento do lago seria uma oportunidade para a desassoreá-lo, retirando terra e outros materiais acumulados no fundo. Porém, o processo é caro, e o secretário esclareceu que a desassoreação também pode ser feita com dragas, sem precisar esvaziar o lago.
A prefeitura buscará recursos para as obras no lago junto aos governos federal e estadual, devido ao cenário de corte de gastos.
Com a água contida, os pedalinhos operaram normalmente no último fim de semana e devem continuar a operação normalmente durante esta semana.
Caso não haja chuva, a previsão é que, com as medidas de contenção, o lago retorne ao seu nível normal até sexta-feira (21).
Fonte: Tarobá