Indispensáveis na construção de uma escola pública de qualidade, funcionários(as) de escola também são educadores(as)
Criado em 2018, durante uma conferência da Internacional de Educação (IE), em Bruxelas (Bélgica), o Dia Mundial do(a) Funcionário(a) de Escola é celebrado anualmente no dia 16 de maio. O objetivo é ampliar a visibilidade e a luta pelos direitos desses(as) educadores(as) que fazem as escolas funcionarem.
Para a secretária de Funcionários(as) da APP, Elizabete Eva Almeida Dantas, os(as) funcionários(as) são primordiais, seja quem está no portão recebendo os(as) alunos(as), na secretaria recebendo pais, mães e responsáveis, fazendo a merenda ou cuidando da limpeza, entre tantos outros profissionais que atuam nas escolas.
“A valorização desse(a) educador(a) é fundamental, em especial, num momento de tanta insegurança e ataques sofridos nas escolas. A violência não está na escola, ela vem para dentro da escola. E a presença dos(as) funcionários(as) faz toda a diferença, pois eles(as) sabem identificar todos(as) que são da escola”, destaca.
A dirigente também ressalta que a APP tem atuando em busca de valorização e melhores condições de trabalho para esses(as) profissionais. No último mês, por exemplo, a direção estadual apresentou cálculos ao secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, defendendo um reajuste linear em toda a tabela, além de outras pautas como o pagamento da dívida da data-base e a revogação da terceirização.
Respeito e valorização
Para marcar a celebração da data, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou nesta terça-feira (16) a campanha com o mote “Funcionário/a de escola ensina”. Clique aqui para acessar e participar divulgando nas suas redes sociais.
Fonte: Redação APP-Sindicato