A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na última sexta-feira (19) o resultado do 1º LIRAa (Levantamento Rápido da Aedes Aegypti) de 2024. O resultado mostra que o estado é de alerta para uma nova epidemia de dengue, com média de 3,40% em Londrina. No período de verão com calor intenso, foram vistoriados 43.095 imóveis.
Em alguns bairros, a situação é ainda mais preocupante. Na zona leste, o jardim Felicidade apresentou índice 36%, ou seja, a cada 100 casas visitadas pelos agentes de endemias, em 36 foram encontrados foco da doença. No Tarumã e São Jorge, na mesma região, os valores estão em 17% e 15%, respectivamente.
O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, faz um apelo para que toda a população ajude a Prefeitura nesse combate ao mosquito.
Os principais criadouros com larvas do mosquito, transmissor da dengue e outras doenças, estão nos quintais. 84% dos focos se concentram em bebedouros, vasos de plantas e água de chuva armazenada. Outros 16% aparecem em recipientes de degelo em geladeiras e outros objetos espalhados nas casas.
Além da aplicação do fumacê, a prefeitura tenta outras estratégias com uso de armadilhas, soltura de mosquitos estéreis e mutirões de retirada de entulhos.
Em 2024, a Secretaria de Saúde traz 1.301 notificações de dengue, 104 casos confirmados e nenhuma morte.
Fonte: CBN Londrina