Apesar de passar a maior parte do dia sem ser notado, encoberto por calçados, o pés carregam a responsabilidade de nos sustentar durante as atividades do nosso dia a dia. Eles formam uma estrutura mecânica complexa e muito bem orquestrada, que segura o peso corporal enquanto levantamos, deitamos, caminhamos ou sentamos e qualquer alteração nesta organização, tornando-os não saudáveis, pode transformar atividades muito simples em um verdadeiro tormento. Por esse motivo é importante que aprendamos a cuidar de nossos pés com algumas atitudes que podem ajudar a evitar problemas no futuro.
Higienização: Lavar bem os pés, ao menos uma vez por dia, evita o aparecimento de mau cheiro e micoses. Passe uma esponja entre os dedos e seque muito bem. Ao terminar o banho lave o piso do Box com água sanitária e retire toda a água. É bom lembrar que os fungos adoram lugares quentes e úmidos.
Hidratação: Por sustentar o nosso peso e sofrer atrito constante com o solo, a pele do pé é mais espessa e por isso precisa ser hidratada diariamente. Existem produtos próprios para isso, mas hidratantes comuns também podem ser usados.
Cuidado com as unhas: Cortar as unhas a cada 15 dias parece ser suficiente para a maioria das pessoas. Evite cortar muito próximo da pele, já que ferimentos, rachaduras, ou pequenos cortes podem levar ao aparecimento de infecções no local. É importante que cada um tenha o seu cortador de unhas, e se você costuma fazer pés e mãos fora de casa, leve sempre o seu “kit”de manicure, evitando o compartilhamento dos mesmos.
Uso de meias: É importante, principalmente, para os trabalhadores que usam calçados de segurança, o uso de meias, de preferência de algodão. As meias, que devem ser trocadas diariamente, ajudam a diminuir a umidade e protegem do atrito, que favorece o aparecimento de calosidades.
Sapatos adequados: Muitas vezes os sapatos mais bonitos não são os mais confortáveis. Você deve levar em consideração o conforto do calçado na hora da compra, para manter seus pés saudáveis. Calçados apertados ou grandes demais aumentam o atrito e podem causar bolhas e calosidades. Sapatos de bicos finos e saltos altos dificultam os movimentos e podem alterar a disposição dos ossos dos pés, levando a lesões graves, como joanetes, com o passar dos anos.
Trate seus pés com carinho: Depois de um longo dia de trabalho, ao chegar em casa, tire os sapatos, coloque um chinelo. Na hora do banho, lave e seque bem e hidrate seus pés. Permita-se, pelo menos uma vez por semana, fazer um escalda-pés. Coloque os pés em uma bacia com dois litros de água morna e uma colher de café de sal e deixe por quinze minutos. Essas pequenas atitudes ajudam no relaxamento, melhoram a circulação, e assim ajudam na prevenção de complicações no futuro.
Os problemas nos pés aumentam com a idade, conforme o tempo passa os pés tendem a precisar de mais atenção e cuidados. Tente colocar em prática as dicas acima e caso você note alguma modificação na cor da pele, rachaduras, descamações, ferimentos, aparecimentos de manchas ou alteração das unhas, procure um serviço de saúde. Durante sua vida, você pode mudar de calçados, mas seus pés continuarão sendo sempre os mesmos.
Texto: Dermatologista Dra. Lígia Márcia Martin