Os Fóruns da Enfermagem Nacional e do Paraná decidiram mobilizar a categoria para o dia D da Enfermagem, que está sendo organizado para o dia 21 de setembro, próxima quarta-feira, em que se revezarão entre realizar greve ou manifestações de protestos.
As manifestações ocorrerão nas regiões do Estado, em Curitiba, o movimento, que ocorrerá em toda a cidade, se concentrará na Boca Maldita, às 17 horas e seguirá em marcha até a Santa Casa de Misericórdia, na Praça Rui Barbosa.
Esta data faz parte do calendário de lutas da enfermagem pela implantação do Piso Salarial Nacional, aprovado pela Emenda Constitucional 124 e pela Lei 7498/86 (modificada pela 14.434/22 que alterou os Artigos 15-A;15-B e 15-C).
O calendário de mobilizações e paralisações foi redefinido após decisão do pleno do STF em acompanhar o relator Ministro Luís Roberto Barroso, pela suspensão por 60 dias do pagamento do piso salarial nacional da enfermagem, anunciada no dia 04 de setembro, em resposta ao questionamento feito pela Confederação Nacional de Saúde Hospitais e Estabelecimentos e Serviços – (CNSaúde), do patronato do setor privado da saúde, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7222.
O SindSaúde-PR definiu promover em conjunto com o Fórum de Lutas da Enfermagem Nacional e do Paraná um dia de mobilização em 09 de setembro passado, que marcou a participação da categoria em âmbito estadual. Em Curitiba o ato reuniu aproximadamente 3 mil profissionais da enfermagem.
Esta decisão integra o calendário do Fórum Nacional da Enfermagem que deliberou também as lutas para que o Congresso Nacional aprove os Projetos de Lei que indicam as fontes de financiamento para o pagamento do novo piso e que já se encontram em tramitação.
Fonte: SindSaúde-PR