Estão abertas as inscrições para a 2ª Mostra de Cinema Negro de Londrina, um festival que celebra obras audiovisuais brasileiras com foco nas diversidades, sobretudo, nas lutas antirracistas. Os interessados têm até o dia 10 de agosto de 2024 para se inscrever.
As inscrições podem ser feitas acessando o link disponível no perfil do Instagram do evento (@cocinelondrina), onde também encontram o regulamento.
Podem participar filmes brasileiros realizados em qualquer época, que se enquadrem em uma das quatro linhas de abordagem: Cinema Negro, Cinema Popular e Comunitário, Cinema Indígena e Cinema Infantil. A Mostra será organizada em sessões para o público geral e sessões específicas para o público infantil.
Wellington Victor, integrante do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (COCINE), conta sobre a origem da Mostra e seus objetivos. “Essa mostra surgiu do desejo de realizar uma palestra sobre cinema negro com o Ari Cândido Fernandes, o primeiro cineasta negro de Londrina, que sofreu um apagamento na cidade. Queríamos resgatar a memória dele e proporcionar acesso às suas obras”, explica.
A primeira edição do festival, em 2023, focou nas “Narrativas de Ari Cândido Fernandes,” exibindo seis filmes dirigidos por ele, incluindo “Martinho da Vila Paris 77” e “Jardim Beleléu.”
“Foi um momento importante para a história do Ari, um momento de resgatar a contribuição dele para Londrina, para o cinema nacional e o cinema negro”, destaca Wellington.
Para a segunda edição, a Mostra expandirá suas temáticas para incluir o Cinema Popular, Comunitário e Indígena, além do Cinema Infantil. “A edição deste ano pretende ampliar o debate para além do cinema negro, convidando também o cinema indígena e produções realizadas por mulheres e pessoas LGBTQIA+,” diz.
“Queremos dar visibilidade a esses grupos minoritários dentro da cultura cinematográfica”, complementa.
Wellington também sinalizou os critérios de seleção dos filmes. “Vamos considerar principalmente os filmes que se aproximarem das linhas de abordagem que disponibilizamos para inscrição: cinema negro, popular, comunitário, indígena e infantil. Vamos analisar como esses filmes foram produzidos, se as equipes de produção são compostas por pessoas negras, LGBTQIA+ ou indígenas.”
A inclusão de sessões voltadas para o público infantil é uma novidade importante desta edição. “Percebemos uma demanda durante a realização de um cineclube na UEL, onde professores mencionaram a dificuldade de acessar conteúdos que trabalhem temas como letramento racial e diversidade cultural. Queremos democratizar esses conteúdos e torná-los mais acessíveis”, afirma.
A Mostra de Cinema Negro de Londrina é organizada pelo COCINE, com apoio do Museu Histórico de Londrina, Biblioteca Pública Municipal de Londrina, Norte Cultural, Associação Ciranda da Cultura e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Serviço:
2ª Mostra de Cinema Negro de Londrina
Período de Inscrições: 17/06 à 10/08
Inscrição: linktr.ee/cocinelondrina
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.