Conexões, oportunidades, negócios e empreendedorismo marcaram a participação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) na 2ª edição do Summit Iguassu Valley Latinoamerica, evento voltado para inovação, realizado entre os dias 13 e 14 de junho, em Foz do Iguaçu.
Empreendedores, startups, acadêmicos, instituições e especialistas em inovação, passaram pelo estande do Parque Tecnológico e puderam conhecer e dialogar sobre as oportunidades presentes no ecossistema do PTI e os mecanismos de promoção ao empreendedorismo, pesquisa e inovação, em parceria com a Finep.
O PTI também participou de uma série de agendas, painéis e workshops, aproximando o público do evento com as ações desenvolvidas nas temáticas de inovação na educação, ESG, aceleração de startups, ambientes de inovação e captação de recursos. Startups que integram o ecossistema de inovação do Parque, Fathon, Daga Agrinavi, Pix Force, Laços do Agro, Sismetro, Easy360, Scibees e Global Tecnologia, também apresentam as suas soluções na feira.
A programação da instituição iniciou com a participação do diretor superintendente, Professor Irineu Colombo, na cerimônia de abertura na quinta-feira (13). “Participamos da 2ª edição Summit Iguassu Valley, que conta com inscritos do Brasil, Paraguai e Argentina e todos os atores envolvidos, universidades, Parques Tecnológicos, empresas, startups e pessoas que queiram entrar para o mundo do empreendedorismo, da inovação e da pesquisa. O PTI está presente no evento com muito orgulho contribuindo para o desenvolvimento regional e do Brasil rumo às novas tecnologias, empreendimentos, geração de valor econômico e bem-estar social”, afirmou.
Na agenda de palestras e painéis, o primeiro assunto em destaque foi a “Inovação na Educação”, em apresentação realizada pela analista de educação do Parque, Franciele Cristina Neves. Ela trouxe o Programa Empreendedorismo na Escola desenvolvido pelo PTI com estudantes do Ensino Médio em 11 Colégios Estaduais em Foz do Iguaçu. O objetivo do projeto é inspirar a mentalidade inovadora e empreendedora entre os estudantes, capacitando-os para identificar os desafios locais e desenvolver soluções sustentáveis, alinhadas com as metas da ONU (ODS).
No painel ESG (ambiental, social e governança) “Encontro com Experts”, a analista ambiental, Angela Tischner contribuiu com o bate-papo sobre o tema, trazendo as iniciativas, serviços oferecidos e as possibilidades de parcerias na área. “O PTI está sempre presente em eventos como esse, para divulgar e atrair pessoas e empreendedores, fazendo conexões positivas. O ESG está presente para cada vez mais fazer negócios e soluções com propósito”, destacou Angela. O painel também contou com a presença da especialista e sustentabilidade em ESG, pós-doutora e premiada pela ONU, Ana Paula Arbache e o analista de Adesão ao Pacto Global da ONU, Fernando Yazbek.
Ainda durante o primeiro dia de programação, o Parque também promoveu uma rodada de pitch para seleção de startups para incubação de negócios na Incubadora Santos Dumont. A Sismetro, Pix Force e I.pro trouxeram suas trajetórias e experiências no processo de incubação com o PTI e outras três empresas fizeram apresentações, a banca formada por analistas da instituição, para concorrer a uma carta convite.
O tema “Ambientes de Inovação” esteve em evidência na sexta-feira (14), segundo dia de evento. O coordenador da Incubadora Santos Dumont, Wilmar Ribeiro Junior, abordou em sua participação a atuação e a importância da instituição na promoção de um ecossistema de inovação. “O Parque tem o objetivo de promover o desenvolvimento regional e fomentar a inovação com a criação de um ambiente que se favoreça por meio da conexão com universidades, programas de desenvolvimento de ideias, de formação empreendedora, mecanismos para trabalhar pesquisa, desenvolvimento e espaço para disseminar essas ações”, explicou.
O workshop “Como captar recursos para inovação com o Escritório de Captação de Recursos e Investimentos do Parque Tecnológico Itaipu em parceria com a Finep”, com a engenheira eletricista, Ana Carolina Sala Moreno, encerrou a programação de agendas do PTI no summit. O escritório busca contribuir para a prospecção, ampliação e atração de recursos de inovação para o ecossistem
Prêmio Iguassu Valley
O spot, cão-robô, também encantou o público presente no Prêmio Iguassu Valley 2024, na noite de quinta-feira (13), levando ao palco o envelope com o nome dos premiados. Com conectividade 5G, o cão-robô é fornecido pela Boston Dynamics e testado no Brasil pelo PTI, em parceria com a Itaipu Binacional, Petrobras e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A startup incubada do Parque, Daga Agrinavi, foi uma das vencedoras e levou o troféu na modalidade “Inovação de Produto”, categoria Micro e Pequenas Empresa e Startups. “É um dia de muita alegria e honra estarmos recebendo esse prêmio. É um significado do nosso trabalho, dedicação e um sinal de que estamos no caminho certo. A Daga surgiu com o objetivo de democratizar a tecnologia para o pequeno produtor. Obrigada ao PTI por toda essa caminhada e ao Espaço Impulso que sempre esteve com a gente”, comemorou a CEO e Founder, Josiane Gonçalves Daga.
O Programa Hangar Mulheres, desenvolvido juntamente com a Itaipu, Ministério das Mulheres e a Rede Mulher Empreendedora, também esteve entre os finalistas na modalidade “Inovação de Produto”, categoria Instituições de Ensino e Pesquisa.
Realização
O Summit Iguassu Valley Latinoamerica foi uma iniciativa do Iguassu Valley, maior Ecossistema de Inovação realizado por voluntários no Brasil, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), juntamente com patrocinadores e apoiadores, para promover soluções e desenvolvimento regional entre a Região Trinacional e Latino América. Nesta edição de 2024, o PTI foi um dos patrocinadores pela cota “Impacto”.
O evento contou com mais de 2,4 mil inscritos, cerca de 30 expositores, 16 horas de palestras com especialista renomados, painéis, rodadas de negócios e inovação, oficinas, workshops e treinamentos.
Fonte- Assessoria de comunicacão