Série de problemas na prestação do serviço culminou no rompimento de contrato com terceirizada no final de novembro
O secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, divulgou, em entrevista à CBN, o balanço de notificações e multas aplicadas pela prefeitura por conta dos inúmeros buracos que foram abertos pela Sanepar na cidade ao longo de 2022. As crateras eram abertas para a execução de reparos e a terceirizada responsável por fechá-las e refazer as calçadas e o asfalto demorava muito para realizar o serviço. No início deste ano, a cidade chegou a ter mais de 200 buracos abertos. Em alguns casos, os moradores tiveram que esperar mais de dois meses para que o problema fosse resolvido.
Em novembro, o trabalho voltou a acumular, uma vez que a empresa não tinha maquinário e nem combustível para atender a demanda, e a Sanepar resolveu romper o contrato, que estava vigente há cerca de um ano. Atualmente, o serviço é prestado de forma emergencial por uma outra empresa. Os problemas foram tema de reuniões na prefeitura, na Câmara de Vereadores e até no Ministério Público (MP) nos últimos meses. Diante de tantas reclamações, a prefeitura notificou a Sanepar e a terceirizada 280 vezes e lavrou quase R$ 600 mil em multas contra as duas empresas.
Canhada garantiu, ainda, que fiscais da Secretaria de Obras continuam acompanhando o trabalho prestado, e que, caso seja necessário, novas notificações serão emitidas pelo município.
Fonte: Redação CBN Londrina