Assim como no ano passado, imposto pode ser pago em cinco vezes e sem juros. Novidade em 2023 é o pagamento em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Em 2023, assim como no ano passado, o Governo do Estado manteve a possibilidade de pagamento do valor do IPVA em cinco parcelas, mas sem desconto. Já quem optar pela chamada cota única, vai ter 3% de abatimento e pode pagar via Pix com o QRCode da Guia de Recolhimento. O pagamento também pode ser feito pelos aplicativos ou outros canais eletrônicos de qualquer banco.
Para as placas de final 1 e 2, a cota única do IPVA vence no próximo dia 19. Para as que terminam em 3 e 4, o vencimento é no dia 20. Já os motoristas que têm veículos com placas de final 5 e 6 devem pagar a cota única em 23 de janeiro. Para as que temrinam em 7 e 8, o vencimento é no dia 24 e as de final 9 e 0, no dia 25.
Uma das novidades em 2023 é a possibilidade de quitar o imposto usando o cartão de crédito. Nesse caso, o contribuinte pode parcelar o IPVA em até 12 vezes, com uma taxa de juros que varia, a depender da instituição.
O pagamento do imposto é obrigatório para a emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran. Na semana passada, o Departamento divulgou a informação de que 47% da frota paranaense, o correspondente a mais de 3 milhões de veículos, tem algum tipo de pendência, incluindo o não pagamento do IPVA, e por conta disso está com o licenciamento irregular.
O sistema de pagamento continua o mesmo, apenas de forma online. Ou seja, o contribuinte não recebe o boleto, nem qualquer tipo de correspondência, em casa. É preciso emitir a guia do imposto pelo portal da Secretaria de Fazenda.
O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do estado, ficando atrás apenas do ICMS. E 50% do valor arrecadado com o imposto vai para o município onde o veículo foi emplacado.
Fonte: Redação CBN Londrina