Parlamentar, filho do ex-ministro José Dirceu, conseguiu articular posição e desbancou Lindbergh Farias para liderança em 2023
O deputado federal Zeca Dirceu, do Paraná, é o novo líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal. O posto garante o comando do partido na Casa ao parlamentar, que é filho do ex-ministro José Dirceu.
O acordo se deu nesta quinta-feira (05) e a corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB) garantiu ao menos dois anos do comando da bancada em detrimento da corrente Resistência, que pretendia emplacar Lindbergh Farias.
Durante a reunião em que foi tomada a decisão – com participações presenciais e de maneira remota – os parlamentares petistas também indicaram a deputada Maria do Rosário como representante do partido na próxima Mesa Diretora da Câmara.
Relevância
Zeca Dirceu já foi vice-líder da bancada em três vezes e inicia o quatro mandato consecutivo com mais poder dentro do partido, embora a influência de José Dirceu tenha minguado ao longo dos anos.
De Cruzeiro do Oeste, noroeste do Paraná, Dirceu usou as redes sociais para agradecer a indicação e afirmou que vai manter a lealdade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O comando do PT no legislativo será rateado entre Zeca Dirceu, José Guimarães, que é líder do governo, Jaques Wagner, líder da bancada no Senado e Randolfe Rodrigues (Rede), líder no Congresso Nacional.
Em 2019 o deputado ‘viralizou’ nas redes sociais após chamar o ex-ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, de “tchutchuca”. À época ocorria reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para debater a reforma de previdência.
“O senhor é tigrão quando é com os aposentados, com os idosos, com os portadores de necessidades. O senhor é tigrão quando é com os agricultores, os professores. Mas é tchutchuca quando mexe com a turma mais privilegiada do nosso país”, disse Dirceu. Guedes não gostou e revidou. “Tchutchuca é a mãe, é a avó, respeita as pessoas”.
Acordo partidário
O PT definiu que após a liderança de Zeca Dirceu em 2023, o deputado Odair Cunha assume a função em 2024. Ambos integram a CNB, corrente do presidente Lula. Na sequência, em 2025 exercem a função Lindbergh Farias e o deputado Pedro Uczai, em 2026.
Fonte: Jornal Plural