Emerson Bacil deve assumir a Secretaria da Justiça por indicação do União Brasil
O ex-deputado estadual Emerson Bacil (União Brasil), apontado hoje como favorito para ocupar a Secretaria da Justiça, de Ratinho Jr. (PSD), apoiou nas redes sociais no último domingo (8) os atos golpistas que vandalizaram prédios públicos em Brasília.
Em seu post, publicado enquanto os bolsonaristas quebravam o STF, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, Bacil foi “discreto”. Apenas publicou uma foto dos manifestantes com #Brasil e uma bandeira logo abaixo.
Curiosamente, a área da Justiça é justamente a responsável por resolver esse tipo de problema. Em Brasília, foi o ministro da Justiça, Flávio Dino, quem teve de enfrentar a situação e acabar com o protesto golpista.
Bacil
Eleito na onda do bolsonarismo em 2018, Bacil acabou perdendo o mandato quando Fernando Francischini (União) foi cassado. Sem os votos dele, o antigo PSL perdeu metade das oito vagas que havia conquistado na Assembleia Legislativa do Paraná.
Em outubro de 2022, Bacil terminou a eleição como terceiro suplente de deputado estadual. Com a escolha de Mauro Moraes (União) para a Secretaria do Trabalho, Nelson Justus (União), que era o primeiro suplente, já vai ser chamado para assumir uma cadeira.
Francischini
A primeira indicação do União para a Justiça foi Fernando Francischini, o ex-deputado bolsonarista que foi cassado por fake news. Francischini fez um vídeo na eleição de 2018 afirmando que as urnas favoreciam o candidato do PT e, por isso, perdeu o mandato e os direitos políticos.
Ratinho, porém, não aceitou a indicação, até por não querer problemas à toa com o governo federal de Lula. Por isso, coube ao filho de Francischini, o deputado federal Felipe Francischini, presidente estadual do União, achar outro nome para a vaga.
Fonte: Redação Plural