A Secretaria de Saúde de Londrina divulgou, na noite desta quinta-feira (14), os dados atualizados sobre o boletim epidemiológico da dengue no município. A vítima fatal da doença é um homem, de 69 anos, que faleceu no dia 6 de abril. A cidade atingiu 2.758 casos positivos de dengue.
Dado o cenário de alta de casos, principalmente nas últimas semanas, o secretário municipal de Saúde reforçou o pedido que cada morador atue dentro de sua casa para combater o Aedes aegypti. Além de transmitir a dengue, o mosquito também é vetor de doenças como zika vírus e chikungunya.
“Sem a adesão da população, não há como vencer essa luta contra a dengue. A cada ano, nossos levantamentos de incidência comprovam que a maioria dos focos está dentro dos imóveis, então bastam alguns minutos por semana para que cada um faça sua parte e elimine os pontos que acumulam água, para impedir a proliferação do mosquito”, disse Felippe Machado.
De acordo com um comunicado da pasta, 98% dos focos da dengue estão no interior das residências.
Nesta sexta-feira (14), o Comitê Gestor Ampliado da Dengue se reúne para divulgação dos dados sobre a dengue e discussão dos próximos encaminhamentos para o enfrentamento da doença.
Atendimentos
Com o avanço da doença, as UBSs dos bairros Santiago, Maria Cecília, Vivi Xavier, Ideal e Ouro Branco, estão abrindo de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados das 7h às 19h, para atender exclusivamente pacientes com suspeita da doença. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que funciona 24 horas por dia, todos os dias, prossegue como referência para os casos de dengue.
Mutirão
Dado o avanço das notificações nos bairros da região norte, conforme apontou o mapa de infestação em Londrina (veja aqui), a Prefeitura informou que vai realizar, neste sábado (15), mais um mutirão contra a dengue. A atividade será concentrada no Jardim Athenas, onde estão localizados cerca de mil imóveis.
Serão recolhidos restos de construção, ferragens, pneus, móveis em madeira, louças sanitárias e demais objetos e itens com potencial de armazenar água.
Fonte: Redação Tem Londrina