Vacina bivalente para quem tem 18 anos ou mais foi liberada na terça-feira, mas é preciso ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses
A Secretaria de Saúde de Londrina anunciou, nesta quinta-feira, mais 600 vagas para a vacinação contra a Covid na UBS da Vila Brasil. Mas, para tomar bivalente, que foi liberada pela Prefeitura no início da semana, quem tem 18 anos ou mais precisa ter tomado as duas primeiras doses da vacina há, pelo menos, 4 meses.
As vagas foram liberadas nesta quinta, mas só restam horários para sábado. Para fazer o agendamento basta acessar o portal da Prefeitura. No caso das Unidades Básicas de Saúde do Alvorada e do Eldorado os 1.200 horários abertos para o sábado já foram preenchidos. No total, segundo a Prefeitura, foram liberadas, esta semana, 4.400 vagas para a vacinação da Covid.
Ainda de acordo com a Prefeitura, Londrina tem 68 mil pessoas com 18 anos ou mais que preenchem os requisitos para receber a bivalente, mas o estoque é de apenas 36 mil doses. O imunizante da Pfizer está sendo oferecido em todas as UBSs do município.
Além da cepa original do coronavírus, a nova vacina também protege contra a variante Ômicron, a que predomina atualmente em boa parte do mundo. De acordo com a Prefeitura, estudos recentes feitos pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, mostram que o reforço reduz o risco de morte por Covid em até 16 vezes, dependendo da idade, além de diminuir as chances de desenvolvimento das formas mais graves da doença.
Fonte: CBN Londrina