Já o número de quem limpou o nome caiu 7% no mesmo período
Os indicadores do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL) revelam que, no mês de abril, o número de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas e entraram para o cadastro de inadimplência aumentou 4% na comparação com o mesmo mês de 2022. Segundo o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, este aumento é prejudicial tanto para o consumidor, quanto o varejo, que sofre um impacto negativo nas vendas.
De acordo com Rambalducci, a perda de renda e a inflação alta dos alimentos são os principais fatores que contribuem para o crescimento da inadimplência.
O número de consumidores que conseguiram pagar suas dívidas em dia e deixaram o cadastro de devedore registrou, no mês de abril, uma queda de 7% na comparação com abril do ano passado. No acumulado de 2023, o percentual de consumidores que conseguiram limpar o nome, saindo do cadastro de negativados, caiu 4% em relação ao mesmo período de 2022.
Fonte: CBN Londrina