Decisão foi anunciada no fim da tarde desta quarta-feira, um dia após ex-procurador ter sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral
Com a retotalização dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral paranaense, Itamar Paim, do PL, assume a vaga de deputado federal no lugar de Deltan Dallagnol, do Podemos, que teve o registro da candidatura indeferido, na terça-feira, pelo TSE. A corte entendeu que o ex-procurador não poderia ter pedido exoneração do cargo enquanto respondia a processos administrativos.
De acordo com o TRE, a votação nominal dos candidatos do Podemos paranaense, à exceção de Dallagnol, não atingiu o disposto no artigo 108 do Código Eleitoral, que diz que a votação nominal tem que ser igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.
Ainda segundo o Tribunal, mesmo que o Podemos tivesse conseguido, por conta da legenda, atingir esse quociente, a votação nominal teria que ser preenchida com relação a esses 10% do quociente eleitoral.
Ou seja, o ex-procurador foi o primeiro colocado do partido com 344 mil votos, mas, Hauly, que vinha logo atrás, teve 11.925 votos e com esse número não conseguiu atingir os 10% do quociente eleitoral, que na Eleição de 2022 foi de pouco mais de 201 mil votos.
Dallagnol foi alvo de uma ação protocolada pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, e pelo PMN. Os partidos questionaram a candidatura em razão de uma condenação do Tribunal de Contas da União por gastos com diárias e passagens de outros procuradores da Lava Jato e porque ele teria pedido exoneração como procurador enquanto respondia a 15 procedimentos. As legendas afirmaram que Dallagnol tentou burlar a Lei de Inelegibilidade e a Lei da Ficha Limpa ao deixar o cargo.
O ex-procurador convocou uma live para a tarde desta quarta-feira para falar sobre o assunto. Reagiu à cassação e se disse perseguido pelo sistema.
A reportagem da CBN Londrina tentou falar com o ex-deputado Luis Carlos Hauly, mas ele não retornou nossos contatos.
Itamar Paim, que assume a vaga de Dallagnol, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. É natural de Paranaguá e nas eleições do ano passado recebeu pouco mais de 47 mil votos.
Fonte: CBN Londrina