Demanda é estimada em 20 mil profissionais, mas governo abriu apenas 1.256 oportunidades; provas estão marcadas para o dia 18 de junho
Com oferta de vagas muito abaixo da demanda, o concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual de ensino do Paraná registra concorrência com índices altíssimos, chegando a 466 candidatos(as) por vaga. É o que revela a análise de um documento obtido pela APP-Sindicato, que apresenta a quantidade de inscrições por cargo e em cada um dos 29 Núcleos Regionais de Educação (NRE).
Os cargos para exercer a função de pedagogo(a) e para dar aula de filosofia estão entre os cinco que apresentam as maiores concorrências de todo o concurso. Pedagogia, no NRE de Londrina, lidera o ranking com 466 inscrições por vaga. Na sequência aparece o mesmo cargo nos NREs de Curitiba (343), Jacarezinho (340), e Ponta Grossa (337). Na quinta posição, os(as) 321 inscritos(as) para Filosofia no NRE de Curitiba disputam uma única vaga.
Os dados reforçam a crítica da APP de que a quantidade de vagas abertas pelo governo é insuficiente para suprir as necessidades das escolas públicas paranaenses. O último concurso público, por exemplo, realizado há 10 anos, disponibilizou mais de 10 mil vagas. Ainda de acordo com o Sindicato, a demanda atual é estimada em cerca de 20 mil educadores(as), ou seja, 17 vezes maior que o número de vagas ofertadas.
Na lista dos cinco NREs com maior número de inscritos, Curitiba lidera com 14.415, seguido de Londrina (7.455), Área Metropolitana Sul (7.204), Maringá (5.668) e Ponta Grossa (5.312). No ranking dos cargos com mais candidatos(as), Pedagogo(a) aparece em primeiro lugar com 33.583 inscrições, tendo na sequência Língua Portuguesa (12.082), Matemática 8.537, História 7.541 e Educação Física 7.345.
Provas
Mais de 76 mil pessoas vão disputar apenas 1.256 vagas distribuídas entre os NREs e 14 cargos diferentes, sendo 1.109 oportunidades para 13 disciplinas da matriz curricular e 147 vagas para pedagogo(a). Como havia a possibilidade de se candidatar a mais de um cargo, foram contabilizadas 99.799 inscrições.
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 18 de junho. Os(as) aprovados(as) nesta primeira etapa passarão por prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. As duas fases finais são prova de títulos (classificatório) e avaliação médica (eliminatório).
Para outros detalhes, como o conteúdo programático e os critérios de correção das provas, os(as) candidatos(as) devem consultar o edital com seus anexos, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Em caso de dúvidas, os canais para contato com a empresa responsável pela organização e realização do concurso são o e-mail concurso@ibfc.org.br ou o telefone (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Curso preparatório
Para auxiliar os(as) educadores(as) a conquistar uma boa nota no certame, a APP disponibilizou um curso preparatório de seis módulos, abordando temas constantes no edital. A iniciativa é considerada pelo Sindicato um sucesso e já superou a marca de 55 mil visualizações no YouTube e no Facebook.
As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda sexta-feira nas redes sociais do Sindicato. A professora de história, Fernanda Carvalho, é uma das candidatas que está utilizando o cursinho da APP para se preparar. Segundo a educadora, as aulas oferecem um bom suporte, já que os conteúdos trabalhados seguem os temas presentes no edital.
“As aulas têm me ajudado, pois são professores qualificados que sistematizaram o conteúdo e apresentam de uma forma didática e de fácil compreensão. Muitas dúvidas foram sanadas, pois os professores das aulas atenderam aos conteúdos do edital, e também colocaram algumas sugestões de como esse conteúdo pode ser cobrado na prova”, conta Fernanda.
Confira abaixo as aulas já disponíveis.
Aula 1: Avaliação de Aprendizagem
Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente
Aula 3: Gestão da Sala de Aula
Aula 5: Dicas para a prova discursiva
Aula 6 – As metodologias viabilizando a aprendizagem
Fonte: APP-Sindicato