Em funcionamento desde o ano passado nas proximidades da rodoviária, área de segurança nos cruzamentos destinada às motos será demarcada em mais quatro pontos
Passados 15 meses da implantação dos primeiros bolsões para motociclistas no trânsito em Londrina, localizados na Avenida Dez de Dezembro, próximo ao Terminal Rodoviário (TRL), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) definiu quatro novos pontos, onde a sinalização especial está em fase avançada de implantação.
Os locais escolhidos são o cruzamento das Avenidas Lúcia Helena Gonçalves Viana e Brasília; o da Rua Vicente Feijó com Brasília; a interseção da Avenida Dez de Dezembro com Rua Tremembés (nos dois sentidos de circulação) e da Dez de Dezembro com Avenida Portugal (também nos dois sentidos de circulação). Para a definição das áreas, foram levadas em conta a configuração das vias e a alta circulação de motocicletas.
A confecção das placas a serem instaladas nestas localidades já começou, e o serviço de sinalização será executado conforme os modelos ficarem prontos. O objetivo, segundo o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, é evidenciar a importância e a funcionalidade da iniciativa. Ele conta que, no primeiro local em que o espaço destinado às motos foi implantado, observou-se grande adesão do público. “Cerca de 70% dos pilotos que utilizam aquele cruzamento fazem uso correto do bolsão. E o número de condutores que ocupam indevidamente a área é mínimo”, avaliou.
Além de reservar zonas exclusivas, nos cruzamentos, para que quem trafega sobre duas rodas aguarde a abertura do semáforo em segurança, separado de carros, ônibus e caminhões, a criação dos bolsões busca evitar colisões traseiras, imprensaduras, batidas em retrovisores e conflitos nas saídas dos sinaleiros.
Trata-se, de acordo com o diretor de trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalbem, de uma medida que tem sido adotada em diferentes cidades Brasil afora com o intuito de diminuir o número de acidentes e melhorar a fluidez do trânsito. “Naturalmente, devido à leveza do veículo, as motocicletas saem na frente dos carros quando o sinal fica verde. Com os bolsões, a ideia é evitar a arrancada de motos nos corredores ou entre os automóveis”, explicou.
Novidade – Viabilizados em decorrência da Lei n° 12.872, cujo texto de autoria do vereador Jairo Tamura (PL) foi aprovado pela Câmara Municipal de Londrina (CML) em 2019, os primeiros bolsões da cidade começaram a funcionar em fevereiro de 2021. Os espaços de segurança têm cerca de dois metros e ficam situados entre a travessia de pedestres e a faixa de retenção dos veículos.
Fonte: Danylo Alvares | Blog Londrina