Escolas vão poder suspender as aulas no turno dos jogos ou organizar espaço físico e condições para que todos assistam às partidas nas próprias instituições de ensino
A Secretaria de Educação do Paraná baixou um decreto esta semana regulamentando o funcionamento das escolas da rede estadual nos dias dos jogos da seleção feminina do Brasil pela Copa do Mundo, que já ocorre na Austrália e na Nova Zelândia e vai até o dia 20 de agosto.
A Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar da secretaria determinou, em caráter excepcional, que, nos dias das partidas, os colégios optem por uma de duas situações: que os alunos sejam dispensados no turno das partidas e que a reposição dessas aulas ocorra de forma gradativa ao longo do ano; ou que sejam organizados espaço físico e condições para que todos – alunos, professores e demais funcionários – assistam aos jogos nas próprias instituições de ensino. O decreto deixa claro, ainda, que “nos demais turnos deverá haver aula normalmente”.
O Brasil estreia na Copa já nesta segunda-feira (24), a partir das 8h, contra o Panamá. Esse é o dia, inclusive, da retomada das atividades na rede estadual após o recesso escolar de julho. A seleção volta a jogar no dia 29, um sábado, contra a França. Ou seja, neste caso, como a partida cai num dia da semana que não tem aula, não haverá alteração no expediente das escolas. O terceiro e último jogo da seleção pela fase de grupos é no dia 2 de agosto, uma quarta-feira, a partir das 7h, contra a Jamaica. Caso o Brasil avance até a final da competição, haverá mais duas partidas em dias de semana, também no período da manhã, que poderão influenciar no expediente das escolas.
A CBN entrou em contato com as prefeituras de Cambé, Rolândia e Londrina para saber se haverá mudanças nas escolas municipais das três cidades. Em Rolândia, segundo a assessoria de imprensa, o expediente será normal e as crianças não serão liberadas para acompanhar os jogos. Já em Londrina e Cambé ainda não há uma definição. Nós também procuramos a Prefeitura de Ibiporã, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.
Fonte: CBN Londrina