Em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), localizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), realiza hoje (25), café intercultural, a partir das 16h. O evento é em parceria a Assessoria de Relações Internacionais da UEL e a Gestão Municipal de Promoção de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial do município de Londrina.
De acordo com a coordenadora do Neab, Marleide Perrude, o objetivo do evento é promover ações que reconheçam e valorizem a importância da mulher negra latino-americana e caribenha, além de dar visibilidade ao “Julho das Pretas” e contribuir para as discussões sobre o combate às diversas formas de violência contra mulheres negras.
“No Brasil, a data simboliza um momento importante para abordar as contribuições das mulheres negras e colocar em evidência as diferentes formas de violências contra as mulheres, e como essa forma de agressão é potencializada, sobretudo, entre grupos étnico raciais em situação de vulnerabilidade e, neste caso, o grupo que compreende as mulheres negras”, disse.
Nesta mesma data, 25 de julho, também é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Tereza de Benguela viveu no século XVIII no Vale do Guaporé, no Mato Grosso, e foi uma líder do quilombo Quariterê, resistindo à escravidão por mais de 20 anos. Segundo Perrude, a data se constitui em um marco de resistência, cuja protagonista é a liderança negra Tereza de Benguela, “que se encontra circunscrita no histórico das lutas do Movimento Negro Brasileiro por liberdade e emancipação”.
MARL
O Movimento de Artistas de Rua de Londrina (MARL) convida mulheres cis e pessoas trans para participarem do “Café Público em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, nesta terça-feira (25), às 19h30, na Vila Cultura Canto do Marl, Av. Duque de Caxias, 3241.
O Movimento convida a levarem comida ou bebida para compartilhar, práticas artísticas, formativas, suas lutas, sonhos e ideias de construções coletivas. O Café Público também pretende reunir o maior número de pessoas, frentes e coletivos mulheris e transativistas de Londrina em prol do próximo evento do Projeto Cultura em Resistência – 10 anos de Marl, a ser realizado entre os dias 1 e 10 de outubro.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.