Número corresponde a 30,2% do total de escolas públicas no estado, com mais de 282 mil matrículas
No Paraná, 2.191 instituições ofertam ensino em tempo integral, o que corresponde a 30,2% das escolas públicas do estado. De acordo com a primeira etapa do Censo Escolar 2022, divulgada em fevereiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram realizadas mais de 282 mil matrículas nessa modalidade, ou 15,1% do total.
Em 2022, o Paraná registrou crescimento nos percentuais de alunos em tempo integral no ensino médio (4,4%) e no ensino fundamental (9,7%). No Censo 2021, esses índices eram 3,6% e 7,6%, respectivamente.
Escola em Tempo Integral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o programa Escola em Tempo Integral na segunda-feira (31). Em 2023, a ação pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica do país.
No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2022, 6,9% das escolas públicas possuem entre 20% e 50% dos seus estudantes matriculados em tempo integral. O censo ainda aponta que 50,7% das escolas não possuem nenhum estudante com jornada integral.
O Ensino em Tempo Integral visa ampliar o número de matrículas já nos anos de 2023 e 2024. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
Todas as etapas da educação básica — creche e pré-escola, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio — podem ser contempladas com o Escola em Tempo Integral. A ação é destinada a todos os entes federados, que poderão aderir voluntariamente ao programa e pactuar metas junto ao Ministério da Educação, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
Fonte: Jornal Plural