A Comissão de Igualdade e Gênero do Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com a Escola Judicial do Paraná – EJUD, realiza nesta terça-feira,dia 02, a partir das 10h, um encontro virtual para debater sobre o tema “Refletindo sobre Diversidade na Administração Pública”.
De acordo com a Juiza de Direito, Luciene Oliveira Vizzotto Zanetti que é uma das organizadora do debate, a comissão, é responsável por assegurar o respeito aos direitos fundamentais, a equidade e a igualdade de oportunidades no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR),
“Entre as atividades da comissão estão a promoção e a conscientização em relação à diversidade, realização de eventos e cursos voltados a essas questões e acompanhamento e o cumprimento da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, estabelecida na Resolução nº 255/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, explicou
Ainda de acordo com a juíza, a Comissão é presidida pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, e conta com a participação de juízas e juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, magistradas e magistrados, e servidoras e servidores. “A composição observa a equidade de gênero, e deve ter no mínimo 50% de representantes do gênero feminino”, disse.
Já a Escola Judicial do TJPR é o local de formação e de capacitação dos servidores (as) e magistrados (as). Portanto, através da EJUD a Comissão promove eventos, cursos e palestras para conscientização e educação a respeito da diversidade.
“ A pauta da diversidade é muito importante para a sociedade e precisamos debater. A live trará uma reflexão sobre como é necessário na Administração Pública, em geral, uma diversidade, pois somos uma população plural e por sermos uma democracia os espaços de poderes devem representar essa população, o que infelizmente não acontece! Quantos juízes, juízas negros temos? Quantos chefes do poder executivo (municipal, estadual e federal) são mulheres e negros? Será que a Administração Pública do nosso país realmente é uma democracia representativa?, enfatiza a juíza.
Informacão sobre os palestrantes e transmissão ocorrerá pelo Canal da EJUD-PR, através do
link: https://youtu.be/OX_E0Vrm7Ro
Texto: Elsa Caldeira – Portal V