O Centro Juvenil Vocacional (CJV), localizado na Rua Darcírio Egger, 568, Sangri la B, está promovendo uma campanha de doação de livros de literatura para crianças e jovens. A iniciativa visa abastecer a biblioteca comunitária, espaço que tem sido utilizado pelos estudantes do Cursinho PPU – Passo a Passo para a Universidade e é aberto à comunidade externa.
De acordo com Ismael Giachini Frare, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, há um grupo de voluntários que selecionam e registram os livros que são doados à biblioteca comunitária do CJV. “Estamos recebendo quaisquer tipos de livros de literatura, desde os grandes clássicos da literatura às mais recentes obras. É importante salientar que os livros estejam num bom estado de conservação, mesmo que talvez rabiscado, amassado”, disse.
Escolas e bibliotecas têm contribuído com doações, alocando parte de seus acervos para fortalecer a biblioteca comunitária do CJV. Além disso, caixas de doação estão sendo deixadas em espaços estratégicos para que as pessoas e as instituições possam contribuir e participar da campanha. O presidente acrescenta que o CJV está aberto a quem quiser desenvolver projetos de incentivo à leitura e conhecimento.
“Uma biblioteca comunitária recheada de livros é direito da criança, adolescente e jovem! É oportunizar que possam estar num espaço aconchegante para folhear uma obra, garantir a eles e elas leituras que permitam conhecer e criar mundos, é participar da construção de uma sociedade mais bonita e menos arestosa, como dizia Freire”, finaliza Frare.
É possível também realizar a doação de materiais para melhorar o conforto da biblioteca. Para doar, entre em contato pelo Whatsapp (43) 99964-3355 ou pelo telefone (43) 3327-0123.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.