Ao todo, serão entregues 1 mil refeições. Ação é realizada em parceria com coletivo “Amigas do São Jorge”
A terceira edição da Semana da Favela Londrina 2023 inicia neste sábado (4). O evento, organizado pelo coletivo Conexões Londrina e corre.social, irá promover uma série de atividades em todas as regiões da cidade até a próxima quarta-feira (8). A ação possui apoio institucional da Prefeitura de Londrina e patrocínio do Banco24Horas (acompanhe programação completa aqui).
Em 2021, a Semana da Favela ocorreu no São Jorge, em 2022 no Vista Bela. Presente em todas as edições do evento, Adriana Camilo, coordenadora da associação Amigas do São Jorge, conta que, neste sábado, serão distribuídas 1 mil marmitas a moradores do bairro e de outras localidades como Jardins Maracanã e Marabá. As refeições são produzidas na cozinha comunitária do grupo formado por dez mulheres. O coletivo Amigas do São Jorge surgiu há cerca de uma década sob a liderança de Walkiria Moreno.
Wal – como era mais conhecida – faleceu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca aos 43 anos, mas o projeto continua. Hoje, a iniciativa atende aproximadamente 600 famílias. Diariamente, o grupo serve café da manhã e da tarde para as crianças e às quintas-feiras à noite é oferecido sopa aos moradores.
“A Semana da Favela é importante para toda comunidade, principalmente, para as favelas. Para valorizar cada um que mora na comunidade e respeitar como ele vive naquela favela. Somos todos iguais, trabalhamos e vamos em busca dos nossos objetivos. É muito importante para lembrar de onde viemos”, ressalta Adriana.
Mais informações, acompanhe a página do evento no Instagram @semanadafavelalondrina.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.