Encontros tem temáticas variadas e acontecem em todas as regiões da cidade
Nesta segunda-feira (6) começaram as oficinas de qualificação e fomento à geração de renda promovidas pela Semana da Favela Londrina 2023. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (8). As temáticas dos encontros são diversas, vão desde maquiagem e autocuidado a instruções de como criar uma identidade visual para negócios.
Os objetivos das oficinas são fomentar a autonomia econômica, despertar o desejo de empreender e apresentar caminhos para a formalização do negócio, precificação de produtos e serviços, estimular crescimento pessoal e fortalecimento da economia local.
Lua Gomes, coordenadora regional da CUFA (Central Única das Favelas) no Paraná e fundadora do Conexões Londrina, coletivo que organiza a Semana da Favela Londrina 2023 juntamente com o corre.social, aplicativo londrinense que privilegia negócios e artistas locais, ressalta que o evento procura romper com preconceitos que tendem a associar as periferias à pobreza e violência somente, desconsiderando a cultura das quebradas bem como suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do país.
“O Brasil é um país que tem muita discriminação e distinção de gênero, raça e classe social em seu DNA e que teve a sua economia pautada historicamente no escravagismo, que faz com que as camadas mais pobres sejam menos valorizadas e mais assolados por reflexos do capitalismo. Pensar a sociedade de uma maneira ampliada é profundamente importante porque é nos espaços periféricos que estão os braços que movimentam a economia do país”, assinala.
Os workshops ocorrem de manhã e à tarde e de maneira descentralizada, ou seja, em todas as regiões da cidade. Cada encontro tem duração média de três horas. Acompanhe programação abaixo:
Dia 7
9h – Tranças e histórias
9h – Quadros de string art
Rua Monte Siao, nº 226 – Jardim Campos Verdes – Cambé (Barracão Cultural)
14h – Faça e venda: salgados para festas
Clube das Mães Unidas
Rua Roseiral, n° 77 – Jardim Interlagos
14h – Doces
Economia Solidária – Avenida Rio de Janeiro, nº 1278 – Centro
15h – Teatro de Bonecos no CAIC Zumbi dos Palmares (evento fechado)
Dia 8
10h – Vendas online
Projeto Amigas do São Jorge
Rua Amélia Baptista Rabelo, nº 93
10h – Oficina de maquiagem
Rua Monte Siao, nº 226 – Jardim Campos Verdes – Cambé (Barracão Cultural)
14h – Oficina de Fotografia
Projeto Amigas do São Jorge
Rua Amélia Baptista Rabelo, nº 93
15h – Oficina de fotografia
CAIC Zumbi dos Palmares
15h – Contação de histórias
Rua Monte Siao, nº 226 – Jardim Campos Verdes – Cambé (Barracão Cultural)
15h30 – Teatro de Bonecos (evento fechado)
CMEI Maria Helena – Chefe Newton
Esta é a terceira edição da Semana da Favela Londrina. A primeira, em 2021, ocorreu no São Jorge. A segunda no Vista Bela. Neste ano, o evento conta com apoio institucional da Prefeitura de Londrina e patrocínio do Banco24Horas.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.