Estudantes de Letras da UEL ajudam a combater notícias falsas em escolas municipais e estaduais. Eles fazem estágios em escolas do ensino médio e também fundamental e têm trazido o tema para os alunos. Grupo que estuda análise do discurso participou do debate sobre fake news e eleições – como enfrentar os impactos da desinformação, no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa (7 de junho), no campus da universidade.
Para a estudante Ana Julia Ramos Martins de Oliveira, do terceiro ano de letras português da UEL, as notícias falsas chegaram à sociedade para deixar uma marca infeliz e vamos ter de lidar com elas. “Quanto mais cedo, então, aprender a combatê-las, melhor. Não só junto aos jovens e adultos, mas a partir de um trabalho com as crianças”, explicou Ana Julia, em entrevista à Rádio UEL FM.
Ela está fazendo estágio em escola pública municipal e tem conversado com os alunos sobre notícias falsas. O colega de sala dela, Maicon Koga Costa, diz que outro desafio é fazer com que as pessoas acreditem que se trata de mentira, mesmo com o alerta sobre a checagem de fatos e fontes confiáveis. Quem levou os alunos de Letras ao debate foi a professora da disciplina sobre análise do discurso, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, Daiany Bonacio.
A reportagem com Daiany, Ana Julia e Maycon foi feita pela jornalista da UEL FM, Patricia Zanin, e veiculada na Revista do Meio-Dia. Ouça:
A emissora foi uma das apoiadoras do debate, promovido pela Rede Lume de Jornalistas Independentes, no anfiteatro maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). O Portal Verdade também apoiou, assim como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e a Coordenadoria de Comunicação Social da UEL.
O encontro contou com a presença da jornalista Ana Paula Nascimento, mestra em Ciência da Informação; do jornalista especializado em política e professor do Departamento de Comunicação Social da UEL Fábio Silveira; do juiz da 41ª zona eleitoral de Londrina, Maurício Boer e do advogado e professor universitário Arthur Strozzi, membro da comissão eleitoral da OAB Londrina. Mediação da jornalista Cecília França, da Rede Lume.
Um público de cerca de 50 pessoas compareceu ao evento. Além de turma do curso de Letras, estudantes de Jornalismo da UEL participaram. Eles estavam com o professor Ayoub Hanna Ayoub, coordenador do colegiado do curso. O jornalista Reinaldo Zanardi, docente no Departamento de Comunicação Social e representante do Sindijor Norte PR, também participou, assim como os docentes do curso de História, Jairo Queiroz Pacheco e de Letras, Patricia de Castro Santos.
A transmissão está disponível no canal do YouTube UEL OFICIAL:
Fonte: Patrícia Zanin | UEL FM