Empresa informou que Polícia Civil já investiga o caso e orienta que os clientes procurem apenas os canais oficiais para evitar cair em armadilhas, como o golpe do falso pagamento
A Sanepar está alertando seus consumidores para que redobrem a atenção ao buscar na internet os canais da Companhia. Isso porque, segundo a empresa, nas últimas semanas, criminosos estariam criando sites em que usam o nome da Sanepar, com algumas variações, para enganar os clientes e aplicar o golpe do pagamento de contas, com boletos falsos ou uso de dados bancários pessoais.
A empresa reforçou que seu site oficial é o www.sanepar.com.br e que qualquer variação que use o nome da companhia, não deve ser acessado. O mesmo ocorre com o WhatsApp – o número da empresa é o (41) 99544-0115.
A Sanepar informou ainda que já registrou o caso na Polícia Civil e que os golpes com sites falsos não têm nada a ver com a invasão dos canais oficiais da empresa.
A companhia disse também que não envia QR Code ou chave PIX para pagamentos por WhatsApp ou SMS. O QR Code, segundo a Sanepar, só está disponível nas faturas, inclusive na segunda via.
A orientação é que ao fazer o pagamento via PIX o cliente sempre confira se o destinatário é a Companhia de Saneamento do Paraná, nunca pessoas físicas ou outros beneficiários. Outra recomendação é evitar clicar em links patrocinados que podem levar a sites falsos e desconfiar de mensagens dando desconto para pagamento via PIX.
Na dúvida, a orientação é entrar em contato com a Sanepar pelos canais oficiais, no portal da empresa, pelo endereço eletrônico site.sanepar.com.br, pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp 41 9 9544-0115 ou ainda pelo aplicativo da companhia, que está disponível no site.
Se a pessoa já foi vítima do golpe, é possível entrar em contato com o banco de destino do dinheiro e pedir o chamado bloqueio cautelar, que vale por 72 horas. Outra medida é registrar um boletim de ocorrência, com todos os documentos que comprovem o fato.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.
Fonte: CBN Londrina