Além de banheiro interditado, bebedouro quebrado e outras dificuldades, algumas consultas só têm vaga para março de 2024
De acordo com o relato recebido pela reportagem, inclusive com fotos, a situação na UBS Jardim Maracanã, na zona Oeste de Londrina, está longe da ideal. Jefferson Gibellato é morador da região há muitos anos e conta que no início da semana foi até a unidade buscar uma receita médica para um parente e se deparou com uma série de problemas, entre eles um banheiro interditado e falta de água.
Segundo ele, o bebedouro e a TV da sala de recepção também não estavam funcionando e as enfermeiras teriam dito ainda que estão sem máquina de lavar. O ouvinte, morador do Panissa e usuário da UBS há alguns anos, elogia o atendimento dos servidores da unidade e conta que eles próprios estão trazendo água filtrada de casa para servir a população.
Jefferson diz que, além do banheiro interditado e dos outros problemas, a espera por uma consulta também é grande na unidade. No caso da clínica geral, ele conta que foi informado que só há vagas para janeiro. A situação é pior para a pediatria, em que só há disponibilidade para março.
Ele afirma ainda que, há alguns anos, a unidade, a única da região, passou por uma reforma, mas, na opinião dele, faz tempo que já não consegue atender a população com qualidade, apesar dos esforços dos servidores.
Ele conta que a comunidade é organizada e que na última Conferência Municipal de Saúde o pedido de uma nova UBS para a região chegou a ser aprovado, mas não saiu do papel.
A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para um posicionamento sobre os problemas na UBS do Jardim Maracanã, mas a assessoria de imprensa da pasta não respondeu aos nossos questionamentos.
Fonte: CBN Londrina