Profissionais vão trabalhar uniformizados e sem armamento, das 6h da manhã às 22h, a depender do horário de funcionamento da escola
Depois de um longo processo, que chegou a ser suspenso pelo TCE e que exigiu alterações na legislação municipal, a Prefeitura anunciou a ganhadora da licitação que vai fornecer os inspetores para as escolas da rede. A ABS Eirelli, de Alagoas, venceu o pregão eletrônico, que tinha valor máximo de R$ 12,2 milhões, por R$ 10,3 milhões.
A expectativa, afirma o secretário Municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, é assinar o contrato ainda esta semana e os 242 profissionais devem começar a trabalhar já no início do próximo ano letivo, das 6h da manhã às 22h, a depender da escola.
O secretário explica que a empresa vai ter que apresentar a certidão negativa de antecedentes criminais de todos os inspetores, que vão estar uniformizados e sem armamento e terão uma série de obrigações, entre elas o controle da entrada e saída de alunos, pais ou responsáveis e o encaminhamento de pessoas que se dirigem à unidade.
Anunciada no início do ano, após os ataques registrados em escolas de Santa Catarina e São Paulo, a contratação dos profissionais responsáveis pela segurança nas unidades de ensino municipais, teve o pregão eletrônico suspenso, pelo Tribunal de Contas, em maio, por conta de alguns problemas, entre eles a restrição da concorrência.
Em junho, após a aprovação do projeto de Lei que alterou o Plano de Carreiras do Município e permitiu a contratação dos inspetores, a Prefeitura conseguiu relançar o certame com alterações.
Cavazotti diz que, seguindo a decisão do TCE, o novo edital passou a prever a contratação de uma empresa especializada em gestão de mão de obra.
A rede municipal de ensino de Londrina tem, atualmente, cerca de 46 mil alunos.
Fonte: CBN Londrina