O objetivo é oferecer espaços de escuta, partilha e ampliar a rede de apoio para estas mulheres conversarem sobre suas emoções e saúde mental na gestação
O projeto Pré-Natal Psicológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Câmpus Londrina atende gestantes e mulheres no puerpério (pós-parto desde o primeiro semestre deste ano. O objetivo é oferecer espaços de escuta, partilha e ampliar a rede de apoio para estas mulheres conversarem sobre suas emoções e saúde mental na gestação.
O projeto, que começou por iniciativa de pesquisadores da universidade, ganhou força com a aprovação da Lei 14.721 de 2023 que amplia a assistência à mulher do pré-natal e ao pós-parto (puerpério). Sancionada dia 9 de novembro, a lei garante às mulheres grávidas acompanhamento psicológico desde o pré-natal até logo após o nascimento do bebê. Também estabelece o desenvolvimento de atividades de educação e conscientização a respeito da saúde mental da mulher, no período da gravidez e pós-parto, em todos os estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, sejam públicos ou privados.
A nova legislação tem como objetivo prevenir e tratar eventuais danos à saúde mental neste período específico de vida. Lembrando que, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, os sintomas de depressão impactam 26,3% das mulheres brasileiras no período de 6 a 18 meses após o parto, ou seja, uma em cada quatro mulheres tem uma tendência a ter uma depressão pós-parto.
Há diversos fatores associados à depressão pós-parto e que são potencializadores de crise. A iniciativa da PUCPR Londrina começou em abril e se tornou um projeto permanente.
“Logo, se conseguirmos identificar e trabalhar essas questões antecipadamente, a chance da mulher desenvolver uma depressão é consideravelmente menor. Além disso, a chance dela desenvolver outros tipos de doenças no âmbito da saúde mental também diminui consideravelmente”, enfatiza a psicóloga Karen Nakaya, professora do curso de Psicologia da PUCPR Londrina.
A professora acrescenta que quando a mulher tem um espaço de acolhimento e de escuta para falar das suas vivências, das suas angústias, é possível minimizar de forma considerável esse sofrimento psíquico, contribuindo para o acolhimento dessa mulher, com cuidado afetivo e emocional dela e de sua rede de apoio. O cuidado integral à mulher também vai promover uma vinculação positiva com o bebê, permitindo assim uma vinculação mais sólida e afetiva.
A medida também representa um fortalecimento importante do olhar integral e da avaliação cuidadosa da relação emocional das gestantes puérperas.
“Os efeitos serão muito valiosos para a saúde mental da mulher, para a construção de uma vinculação mãe-bebê e para a construção de um vínculo afetivo familiar. É uma lei de extrema importância que dialoga diretamente com o Código de Ética Profissional do Psicólogo e vai trazer resultados positivos para a sociedade como um todo”, reforça.
Ainda em relação à lei, o texto entrará em vigor em 180 dias desde 09 de novembro, prazo necessário para a adaptação dos serviços de saúde. O atendimento pré-natal psicológico da PUCPR Câmpus Londrina é gratuito e acontece em grupos de grávidas e suas famílias oferecendo suporte emocional, informacional e instrucional.
Os encontros são quinzenais sempre no Núcleo de Práticas Psicológicas da universidade. As inscrições para 2024 já estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone: (43) 3372-6060 Núcleo de Práticas Psicológicas.
Fonte: Paiquerê FM News