Projeto que vincula o benefício ao imóvel e não mais ao dono dele foi aprovado em primeiro turno pelos vereadores durante a sessão desta quinta-feira
Desde 2017, o contribuinte que opta por pagar o IPTU à vista em Londrina tem tido desconto no valor do imposto. O desconto oferecido pela prefeitura começa em 10% e, a cada ano, é acrescido 1% no caso de continuidade da quitação em parcela única, até o limite de 15%. No entanto, caso o imóvel seja vendido para uma outra pessoa, esse novo proprietário não tem direito ao desconto progressivo. Pensando nisso, a prefeitura enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores vinculando o benefício ao imóvel e não mais ao atual dono dele.
A proposta foi discutida e aprovada, em primeiro turno, durante a sessão desta quinta-feira (7) do Legislativo. O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Peres, explicou que o projeto é relativamente simples, mas bastante importante para manter o pagamento em dia do IPTU por parte dos contribuintes.
Para o ano que vem, o IPTU terá reajuste de 4,84%. O percentual é baseado na inflação dos últimos doze meses. Em relação ao imposto deste ano, 77% dos 272 mil carnês foram quitados. A arrecadação junto aos cofres da prefeitura gira em torno dos R$ 370 milhões. São pouco mais de R$ 100 milhões a menos do que havia sido previsto pelo município no início do ano.
Fonte: CBN Londrina