A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovou nesta sexta-feira (15) a entrega do título de Doutor Honoris Causa para o presidente Lula. O Conselho Universitário da UTFPR decidiu que a homenagem é justa pelo papel que Lula teve no crescimento da instituição, especialmente pela decisão de transformar o antigo Cefet em universidade. Ainda não há data prevista para a cerimônia de entrega do título.
Por uma coincidência, a concessão da honraria máxima a Lula foi decidida pelo Conselho Universitário no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) veio a Curitiba para receber também uma homenagem, o título de cidadania honorária do Paraná concedido pela Assembleia Legislativa do estado.
Esse será o 37º título de Doutor Honoris Causa concedido a Lula. Até o momento, foram dezesseis homenagens do gênero no Brasil e 20 no exterior. A UTFPR, no entanto, será a primeira a homenagear o atual presidente no Paraná.
Antes de Lula, a universidade só concedeu a honraria, destinada a membros da comunidade externa que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos, a duas outras pessoas. O título também foi dado pelo Conselho Universitário ao ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, em 2015, e ao ex-deputado federal Alex Canziani, em 2020.
A aprovação do título foi relatada pelo professor Lino Trevisan, do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH). “Levamos em consideração que o presidente Lula foi responsável por efetivar um grande sonho da comunidade acadêmica ao sancionar a Lei que nos transformou na primeira universidade tecnológica federal do país”, disse ele.
De acordo com o reitor da UTFPR, o professor Marcos Schiefler Filho, a Reforma Universitária que ocorreu durante o segundo mandato de Lula foi responsável por mais de R$ 250 milhões de investimentos na universidade. “Nossa instituição cresceu 50% nesse período, com a contratação de mais de mil novos docentes. Isso considerando só as contribuições do presidente para a UTFPR, pois ainda temos as contribuições para demais universidades e para a educação em geral.”
Fonte: Jornal Plural