Londrina se destaca em inovação no transporte público no Paraná, com investimentos milionários e frota modernizada
A mobilidade urbana está no centro do debate das cidades inteligentes. Sendo assim, o transporte público coletivo está entre as principais políticas de modelo de gestão municipal. Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, em todo o mundo, em média, 45% dos trajetos diários são realizados por meio do transporte público. Em Copenhague, capital da Dinamarca, esse índice chega a 62%. Cidades avançadas estão preocupadas com mobilidade sustentável.
No Brasil, um dos municípios que mais tem investido e inovado no transporte coletivo é Londrina – que se destaca também no Paraná, somente atrás de Curitiba. A população é de 555.937 habitantes, sendo que 45 mil utilizam o sistema de transporte público todos os dias. Londrina foi uma das primeiras cidades a ter a frota 100% adaptada a deficientes físicos, veículos com ar-condicionado e todas as regiões do município possuem um terminal que é integrado aos outros.
Antes de encerrar 2023, Londrina avançou ainda mais na gestão da mobilidade. Em 10 de dezembro, quando comemorou 89 anos, os moradores da cidade foram surpreendidos com uma carreata de 147 novos ônibus que passaram a integrar a frota atual. Desse total, 96 veículos foram adquiridos pela Grande Londrina, empresa que opera 65% das linhas e 51 pela LondriSul, responsável por 35% das linhas. O investimento chega a quase R$ 100 milhões.
Fonte: Paiquerê FM News