Por Venâncio de Oliveira
A moeda bitcoin vem perdendo seu valor no mercado internacional. É curioso, pois é um mercado que vem sendo proclamado como nova panaceia do capitalismo brasileiro. Principalmente, nas hordas bolsonaristas e nas novas seitas econômicas digitais como os ANCAP’s, etc. Todos podem ficar ricos, desde que fiquem minerando virtualmente moedas fictícias. Mas cada vez mais a realidade bate à porta dessas hordas fanáticas.
Mas por que o mercado bitcoins está em decadência? Aqui é que o venho discutindo nessa coluna, a especulação é uma profecia autorrealizada. Se acreditar que sou rico, me torno rico? Depende, a questão que vale é a capacidade desse capital fictício fazer outras pessoas trabalharem para você. O que determina o valor da Bitcoin é o que ela pode comprar em moeda corrente. As pessoas querem ficar ricas em reais, isto é, converter as bitcoins em real para pagar os boletos do dia-a-dia. Sim, há comercialização entre bitcoins, mas é um mercado limitado pelos bens e serviços que ela pode comprar. É possível comprar uma casa com bitcoin? É uma moeda internacionalizada que tem um suporte social limitado.
No entanto, e aqui mora o perigo, as pessoas acham que vão enriquecer apenas por deter a bitcoin. O que enriquece é a capacidade de apropriação de trabalho alheio, à medida que você consegue fazer com que as pessoas trabalhem para você ou que você consegue que as pessoas paguem o preço que você diz que vale, você consegue se enriquecer. Assim, alguns ficam ricos, pois há outros que ao acreditar no conto de fadas do mercado financeiro, valorizam as bitcoins que são trocadas por ouro, dólar e/ou real. Mas uma hora essa pirâmide explode. E a magia se desfaz.
Falando em magia, a especulação com a Petrobrás está com dias contados, pois o país não aguenta mais pagar o excedente extraordinário que eles cobram pela gasolina, pelo diesel e pelo gás. Os bilhões que vão para os acionistas que valorizam as ações no cassino do mercado financeiro, é financiado com nosso dinheiro, com o dinheiro que fiz no mês e vou no supermercado e fico mais pobre. Pois é, e é uma empresa pública, tendo como socio-majoritário, o Estado. Isto é, o governo é quem indica o presidente da Petrobrás que define essas regras. Isso é um crime econômico imenso contra a população brasileira.
Assim, de fraude em fraude, o Bolsonarismo vai surrupiando esse país nas suas diversas mentiras. E o Bolsonaro ataca a Petrobrás como se não tivesse nada a ver com isso, mas ele faz isso porque quer privatizar a empresa e acabar por entregar de vez para os ricos, nosso patrimônio.