Sobre o avanço da dengue na cidade, Felippe Machado disse que a Prefeitura está fechando parceria com o Ministério da Saúde para usar algumas tecnologias de combate ao mosquito
Em entrevista à CBN Londrina, na manhã desta quarta-feira, o secretário Municipal de Saúde fez um balanço das ações da Prefeitura na área em 2023. Felippe Machado destacou o fato de ter sido um ano retomada da normalidade em relação à pandemia e ressaltou algumas iniciativas do Município.
Entre elas, de acordo com o secretário, os mutirões de cirurgias e de consultas com especialistas, principalmente de ortopedia e cardiologia, além da entrega de mais de 10 mil aparelhos auditivos, em parceria com o Instituto Londrinense de Educação de Surdos.
Felippe Machado disse ainda, na entrevista à apresentadora Cláudia Lima, que o Município se prepara para lançar um chamamento público para contratação de hospitais particulares e, com isso, ampliar a realização de cirurgias eletivas e diminuir a fila de espera, que hoje é de cerca de 6 mil pessoas, principalmente para os procedimentos vasculares, de ortopedia e otorrino. E a ideia, segundo o secretário, é lançar o edital ainda em fevereiro.
Sobre a baixa imunização contra a Covid registrada em 2023, Felippe Machado, mais uma vez, ressaltou a importância da vacina e os esforços da Secretaria de Saúde para conscientizar a população sobre o assunto.
Sobre a dengue, o secretário, novamente, destacou o papel fundamental da comunidade em controlar os focos do mosquito. Segundo Machado, por conta dos altos números da doença, a Prefeitura se prepara para anunciar alguns projetos em parceria com o governo federal.
No caso da vacina contra a dengue, que passou a integrar o Programa Nacional de Imunização, Machado afirmou que as doses, apenas para alguns grupos prioritários, devem estar disponíveis nas unidades de saúde do Município já em 2024.
Fonte: CBN Londrina