Londrina segue em primeiro lugar no Paraná em casos confirmados: 1177
A Sesa – Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta terça-feira (09), o primeiro boletim epidemiológico da dengue do ano. São 3.234 novos casos e agora o estado contabiliza 9.189 no total, no ano epidemiológico que iniciou no dia 31 de julho de 2023. Não há registro de novos óbitos. São 48.266 notificações.
Das 22 Regionais de Saúde do estado, todas têm casos confirmados da doença. A 16ª RS de Apucarana tem o maior número de casos positivos (1.488); seguido pela 17ª RS de Londrina (1.423); 15ª RS de Maringá (1.155) e 14ª RS de Paranavaí (1.013).
Dos 399 municípios paranaenses, 254 têm casos confirmados. Londrina permanece no primeiro lugar da lista com 1.177 casos de dengue confirmados, seguida por Apucarana (801), Maringá (733) e Jandaia do Sul (479). O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 17ª Regional de Saúde, Felipe Remondi, destaca que os números de Londrina preocupam, mas que é preciso estar atento a cidades menores como Cambé e Miraselva.
Sonora dengue 1
Com a intenção de evitar os casos graves e óbitos por dengue, a Secretaria de Saúde, em parceria com os municípios, está implementando as ações para o enfrentamento da dengue de acordo com a situação de cada município. Na semana passada, foram enviados cinco veículos para ação de campo e fumacê para Apucarana.
Felipe destacou que frequentemente são identificados focos de dengue em locais menos comuns como bueiros e árvores. E por isso, ressalta a importância da população ajudar no combate ao mosquito, eliminando semanalmente os possíveis criadouros do próprio quintal.
Sobre a incorporação da vacina contra a dengue no calendário do SUS – Sistema Único de Saúde, Remondi destacou que a capacidade de fornecimento de doses inicialmente será limitada, por isso, ainda não é possível prever quando o imunizante chegará aqui em Londrina.
O boletim epidemiológico da Sesa traz informações sobre a zika e a Chikungunya, doenças que também são transmitidas pelo Aedes aegypti. O Paraná já confirmou 44 casos de Chikungunya e nenhum óbito. Com relação ao zika, não foram registrados casos no Estado.
Fonte: CBN Londrina