O valor da multa por erradicar árvores sem autorização varia entre R$ 938,95 e R$ 1.877,90, com possibilidade de agravamento
Essa prática é considerada crime ambiental pela Lei 11.996/2013 e é passível de multa. A Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (SEMA), ressaltou em suas redes sociais, situações ligadas a podas drásticas, que são caracterizadas através do corte da parte superior da copa da árvore, parte com galhos e folhas e a remoção de mais de 50% da massa verde da copa da árvore, como explica o ambientalista Jonas Pugina.
A SEMA, orienta ainda que situações de podas são avaliadas apenas em casos que os galhos entram em conflito com veículos ou afetam a circulação de pessoas nas calçadas. O ambientalista indica alguns critérios importantes e proibições, normatizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) nos casos de podas e retiradas.
A poda de árvores pode ser solicitada pela Prefeitura, e os munícipes também podem enviar um e-mail para areas.verdes@londrina.pr.gov.br informando o endereço completo de onde a árvore se encontra. Para solicitar a remoção de alguma árvore, tanto em área pública quanto particular, é necessário solicitar à Sema a vistoria por um técnico especializado, que irá até o local da árvore emitir um laudo avaliativo indicando se há ou não a necessidade de remoção.
Fonte: CBN Londrina