No próximo domingo (28), na Vila Cultural Casa da Vila, o Coletivo de Cinema Negro (Cocine) de Londrina exibe gratuitamente o documentário “O que ainda existe em nós”, dirigido por Fagner Bruno, mestre em Cinema e Audiovisual e, jornalista formado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).
A obra explora a história do cinema na cidade, com destaque para a prática cineclubista. Também aborda os desafios e transformações enfrentados durante a pandemia de Covid-19.
Com as atividades culturais suspensas devido ao distanciamento social, o Cine Com-Tour, mantido pela UEL até agosto de 2020, foi fechado. O filme documenta a resistência dos artistas e produtores culturais ao criarem um cinema improvisado no estacionamento de um shopping, revisitando o fenômeno do drive-in [cinema onde se assiste ao filme dentro do carro] como resposta criativa às restrições pandêmicas.
“Mesclei a história da exibição cinematográfica de Londrina com as formas peculiares como as pessoas assistiam filmes durante esse período. Foi um desafio, mas também uma oportunidade única de capturar a dinâmica cultural em tempos turbulentos”, diz Fagner.
Ao explorar a história da exibição cinematográfica na cidade, a narrativa reflete a importância de preservar a memória e homenageia figuras fundamentais, como Ari Candido Fernandes, o primeiro cineasta negro de Londrina.
Segundo o diretor, “a obra trabalha a memória da cidade, especialmente a memória da prática de exibição cinematográfica. Identificamos o primeiro cineasta negro de Londrina, Ari Candido Fernandes, e destacamos a prática cineclubista, incluindo entrevistas com figuras como Archibaldo Vicentini, filho do primeiro cineclubista de Londrina, Orlando Vicentini”, acrescenta.
A sessão gratuita do documentário é uma iniciativa que faz parte do projeto contemplado pela Secretaria Municipal de Londrina, com incentivo federal pela Lei Paulo Gustavo. Este evento apresentará uma série de sessões mensais, alternando entre a Casa da Vila e o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL), como parte do compromisso de proporcionar acesso à cultura cinematográfica local.
Serviço
Documentário “O que ainda existe em nós”
Data: 28/01
Horário: 18h30
Local: Vila Cultural Casa da Vila – Rua Uruguai, nº 1656 – Vila Brasil, Londrina
Entrada gratuita
*Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.