A Petrobras, uma das maiores empresas petrolíferas do Brasil, anunciou a abertura de um concurso público que oferece 916 vagas para início imediato e 5.496 para formação de cadastro reserva. As oportunidades estão distribuídas em sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82 e não há exigência de experiência profissional prévia.
Inscrições e taxa do concurso
Os candidatos devem realizar a inscrição até o dia 21 de fevereiro de 2024, juntamente com o pagamento de uma taxa no valor de R$ 62,79. Podem solicitar a isenção da taxa os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e os inscritos no CadÚnico.
Diversidade nas vagas
Neste concurso, a Petrobras optou por reservar 20% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para afrodescendentes, percentual esse que supera o mínimo exigido pela lei, que é de 5%. Lilian Soncin, gerente executiva de RH da empresa, destaca essa ação como um marco histórico: “É a materialização de um compromisso, de ter uma Petrobras cada vez mais diversa para todas as pessoas”.
Avaliação dos candidatos
Os interessados serão avaliados por provas objetivas, possuindo um caráter eliminatório e classificatório. Estas avaliações estão previstas para serem realizadas no dia 24 de março, nos municípios em que a companhia opera.
Validade do concurso
O prazo de validade do processo seletivo é de 18 meses, contados a partir da data de publicação do edital de resultados. A Petrobras poderá prorrogar este prazo por mais 18 meses, caso julgue necessário.
A seguir, apresentamos o cronograma oficial do concurso:
– Inscrições: 28/12/23 a 31/1/24
– Limite para pagamento da taxa de inscrição: 21/2/24
– Aplicação das provas: 24/3/24
– Consulta individual ao gabarito: 26/3 a 28/3/24
– Resultado das provas objetivas: 19/4/24
– Envio da documentação e desempate: 23 e 24/5/24
– Resultado do processo seletivo: 7/6/24
Preparação para o concurso
E aí, decidiu participar? Agora é hora de preparar-se. Estudar legislação, aprender a fazer uma boa redação e, principalmente, manter-se atualizado sobre os assuntos atuais são estratégias essenciais para quem deseja conquistar uma das vagas. Boa sorte!
Fonte: BMC News