Central da Guarda Municipal registrou 21.195 atendimentos no período, dos quais 7.781 foram voltados para os prédios públicos municipais
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) divulgou um balanço dos serviços prestados no decorrer do ano de 2023. Responsável pelas atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal (GM) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a pasta tem como objetivo contribuir para a segurança dos cidadãos londrinenses.
Central de Emergência
setor de Estatística da instituição apontou que, entre janeiro e dezembro de 2023, a Central de Emergência e Monitoramento da GM realizou 21.195 atendimentos, dos quais 7.781 foram conduzidos em prédios públicos municipais. A Central atende as chamadas dos telefones 153, da Guarda Municipal, e 199 da Defesa Civil.
No mesmo período, a central telefônica da instituição registrou 594 ligações por engano, o que representa cerca de 60% a menos que em 2022, quando a soma ficou em 1.485. O número de trotes nos telefones de emergência em 2023 foi de 344, 62% menor que no ano anterior, quando foram registrados 906 casos.
A Defesa Social prossegue reforçando o pedido para que a população se conscientize e oriente crianças e adolescentes sobre os problemas e transtornos que o trote pode causar. As campanhas educativas também continuarão sendo reforçadas em 2024.
A central registou ainda 3.099 atendimentos de disparos de alarme nos próprios públicos municipais, através do programa (Monitorar para Proteger). O setor é responsável por monitorar, 24 horas por dia, mais de 400 câmeras fixas e móveis instaladas em locais estratégicos nos prédios públicos municipais, além de praças, ruas e avenidas da cidade.
Apoios diversos
A instituição realizou 751 ações de apoio a outros órgãos e entidades, incluindo secretarias municipais, instituições públicas e privadas; 621 procedimentos de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); e 460 registros de apoio à empresa terceirizada responsável pelo recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas. Também houve 1.233 cumprimentos de ordens de serviço para apoio em operações, fiscalizações e em eventos escolares, musicais, esportivos, religiosos e sociais, entre outros.
Fiscalizações de trânsito
O serviço de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal de Londrina funciona todos os dias, 24 horas por dia. No último ano, os agentes lavraram 26.044 autos de infração de trânsito. Além disso, foram recolhidos ao pátio municipal 1.440 veículos, sendo 964 carros, 465 motos, dez carretinhas de reboque e um caminhão, por terem sido flagrados com diversas irregularidades e em alguns casos estarem colocando em risco a segurança do trânsito.
No mesmo período, a GM lavrou 120 autos de infração da lei seca municipal, e 30 da lei municipal de controle da poluição sonora veicular. Em 2023, a Guarda Municipal deu prosseguimento à fiscalização do decreto municipal 992/2022, que estabeleceu os procedimentos para verificação das condições dos imóveis em estado de abandono na cidade. Ao todo, 56 novos locais foram cadastrados pelas equipes operacionais.
Desde o início da fiscalização, 119 imóveis foram cadastrados, dos quais 26 receberam alguma ação, tomada pelo poder público ou pelo proprietário, com o objetivo de evitar problemas para a vizinhança. Essas medidas incluíram, por exemplo, reformas, demolições ou o uso dos imóveis para habitação. Além disso, dez propriedades foram interditadas pela Defesa Civil. Em 2023, foram registradas 72 revisitas aos locais cadastrados.
Tráfico de drogas
Durante os patrulhamentos realizados pelas equipes da GM no entorno dos prédios públicos, foram constatados 132 flagrantes relacionados ao tráfico de drogas. A Guarda Municipal apreendeu pouco mais de 964 kg de substâncias entorpecentes variadas, sendo 959 kg de maconha, 3,7 kg de cocaína e 1,52 kg de crack, bem como outras substâncias. Esta foi a maior apreensão da história da instituição. As ações contaram com o empenho de todos os grupamentos operacionais, inclusive com o apoio dos cães farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC), que em maio de 2023 localizaram 890 kg de maconha em uma ação.
Patrulha Maria da Penha
Em 2023, foram registrados 500 flagrantes de violência contra a mulher, tendo sendo atendidas 318 mulheres que possuíam medida protetiva e contabilizados 182 casos que não envolviam medida judicial prévia. No período, 124 agressores foram detidos em flagrante.
O botão de emergência, disponibilizado para todas as mulheres que possuem medida protetiva, foi acionado 101 vezes no período. Em 12 casos, os agressores foram presos em flagrante em decorrência do acionamento. A Patrulha Maria da Penha da GM é um serviço amparado pela lei municipal nº 13.276/2021, que instituiu a iniciativa em Londrina como instrumento de atuação na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica.
Pichação
Em 2023, a central da GM registrou 35 denúncias de pichação e constatou 23 casos – por meio das câmeras de monitoramento – que resultaram na prisão de 18 pessoas em flagrante. Do total de incidentes, 18 foram em prédios públicos municipais, e do total de detidos, 13 pessoas foram presas em decorrência de atos flagrados em locais públicos em geral.
Vigilância de prédios públicos
Ainda conforme apontou o setor de Estatística da Guarda Municipal, em 2023 foram registradas 151 ocorrências de furtos em prédios públicos municipais, resultando na prisão em flagrante de 21 pessoas. O número é 20% menor que o registrado em 2022. As ocorrências de dano ao patrimônio foram 66 casos, resultando em oito presos. O valor é 30% menor que o registrado em 2022.
Guarda Escolar
Os agentes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) intensificaram as rondas preventivas pelas unidades de ensino durante o período letivo. Em 2023, o projeto “Palestra nas Escolas” foi desenvolvido em 88 escolas públicas municipais e atendeu 5.345 alunos do 4o ano. O principal tema trabalhado foi a “Violência Intrafamiliar”.
No período, durante o desenvolvimento do projeto, as equipes de guardas municipais receberam 10 relatos espontâneos de crianças que estavam sofrendo ou já haviam sido submetidas a algum tipo de violência. As comunicações foram registradas em sete escolas. As equipes confeccionaram as “Fichas Sinan” que foram enviadas para o Conselho Tutelar para providências.
A Guarda Escolar atendeu ainda, por meio de palestras, outros 2.912 alunos de colégios estaduais, escolas particulares e entidades filantrópicas, entre outras instituições de ensino. Os pedidos chegaram à Defesa Social por meio de ofício, e o tema mais solicitado para ser discutido em sala de aula foi o bullying.
O projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) atendeu, durante quatro meses, 235 alunos de quatro escolas municipais, sendo elas: E.M. Dr. Cláudio de Almeida e Silva, região sul; E.M. Eurides Cunha, região central; E.M. Profª Áurea Alvim Toffoli, região leste; e E.M. Rev. Odilon Gonçalves Nocetti, região oeste. Ao final das atividades, todos os participantes receberam uma certificação oficial.
O grupamento escolar contou também com o trabalho voluntário de dois servidores para realização da interação social por meio do Papai Noel Azul da GM. Os guardas Santos e Yamashita participaram da entrega dos presentes para aproximadamente 763 crianças em creches municipais e filantrópicas, e inclusive estiveram presentes nos pontos decorados pela Prefeitura para interagir com a população que visitava os locais.
Patrulhamento escolar
Para garantir a segurança dos professores, alunos e servidores das escolas municipais, as equipes operacionais da Guarda Municipal realizaram 15.334 ações de acompanhamento de entrada e saída, nos períodos matutino, vespertino e durante a noite, abrangendo também os frequentadores da Educação de Jovens e Adultos.
Centro de Formação
O Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina é responsável por promover capacitações, instruções e atualizações de métodos e procedimentos, necessários para o bom desempenho das atividades desenvolvidas no dia a dia dos guardas. Em 2023, foram ministradas 2.845 horas-aula em cerca de 31 atividades direcionadas para o público interno, composto por guardas municipais. O setor também realizou 100 horas-aula, em oito atividades, voltadas para o desenvolvimento de servidores de outras secretarias municipais.
Ainda em 2023, o CFGM realizou no mês de julho a formatura de 60 novos guardas municipais do 5° Curso de Formação de Guardas Municipais de Londrina, que receberam 2.288 horas de instrução, sendo 1.738 presenciais e 550 na modalidade de ensino à distância.
Defesa Civil
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) é responsável pelos atendimentos em Londrina. No ano passado, através do telefone 199, foram registradas 444 ocorrências. Destas, 308 foram quedas de árvores; 52 destelhamentos; 50 contenções de derramamentos de óleo na pista; 15 deslizamentos; 11 alagamentos; seis inundações e duas enxurradas. As equipes realizaram ainda 169 vistorias em residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos com risco estruturais.
Setor administrativo
Em 2023, a Defesa Social trabalhou firmemente em favor da reestruturação da instituição e modernização da frota de veículos. Foram executados projetos para implementação de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e para o monitoramento de praças e prédios públicos por meio de totens de segurança. Além disso, a instituição investiu no fortalecimento da Guarda Escolar e compra de novas bicicletas elétricas para o grupamento GBike, entre outras ações.
Serviço
Os telefones 153, da Guarda Municipal de Londrina, e 199, da Defesa Civil Municipal, permanecem à disposição da comunidade londrinense todos os dias, 24 horas por dia. A Defesa Social lembra ainda que o aplicativo 153 Cidadão está disponível para download, para todos os celulares. A ferramenta é mais uma opção para que o acionamento dos serviços possa ser feito de maneira rápida e eficaz.
Fonte: Blog Londrina