Pela primeira vez, evento conta com “Lista Trans”, política afirmativa de inclusão e acesso de pessoas T (trans, travestis) aos espaços de cultura e lazer
Nesta quinta-feira (7), a partir das 20h, o Bar Valentino será o tradicional ponto de encontro do “Sarau de Ciências Sociais”. Em sua 10ª edição, o evento propõe uma noite repleta de atrações, reunindo estudantes, professores, artistas da região e toda comunidade londrinense.
Desde o início, o Sarau tem sido um espaço para que estudantes, especialmente, aqueles ligados às Ciências Sociais, possam compartilhar suas expressões artísticas. A atividade é organizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais, pela comissão da Semana de Ingressantes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Projeto Práxis Itinerante, todos vinculados a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O evento recebe inscrições para apresentações de estudantes de graduação e pós-graduação, com preferência, para aqueles matriculados no curso.
Ursula Boreal, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL e integrante da organização do evento, destaca a importância do Sarau não apenas como um momento de festividade, mas também como uma forma de promover a integração entre os diferentes níveis de ensino e, ainda, com a comunidade externa, já que o evento é aberto a toda população.
“A proposta vai além de ser apenas um evento cultural. É um momento de celebração da diversidade e da criatividade dos estudantes universitários. Por meio da arte, buscamos fortalecer os laços de amizade e colaboração entre os diferentes cursos e níveis de ensino”, explica Ursula.
Ju Modotti, Guilherme Lourenço, Banda Cineramas, Guito, Alucinose, Ursula Boreal, O Hipertropico, Vaca, Luimlimbo, Ciniko e Kachorrona estão entre as apresentações confirmadas para animar a noite.
Neste ano, pela primeira vez, o Sarau também dispõe de “Lista Trans”, uma política afirmativa de inclusão e acesso de pessoas T (trans, travestis) aos espaços de cultura e lazer. Para adesão, é necessário enviar o nome com antecedência, conforme explica a organização:
Também haverá sorteio de pratos de macarrão e cervejas. Mais informações podem ser acompanhadas na página do evento @saraudecsociais.
Além de proporcionar um espaço para apresentações artísticas, a edição também marca o encerramento da Semana de Ingressantes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL. Como um evento de boas-vindas, ele representa uma oportunidade de os estudantes saberem mais sobre a organização do curso, além de ser um momento de descontração.
“O Sarau de Ciências Sociais é uma maneira de começar o ano letivo com o pé direito. Até porque a gente sabe que às vezes a situação dos estudos é complexa, então, uma festinha, uma questão cultural é bem importante também. Queremos que todos se sintam bem-vindos”, conclui Ursula.
Portanto, se você é estudante de Ciências Sociais na UEL ou simplesmente aprecia uma boa música, não deixe de participar do Sarau de Ciências Sociais. A entrada é gratuita para estudantes de Ciências Sociais e apenas R$ 10,00 para o público em geral.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.